transferencias de competencias na saude celorico de basto 2
Publicidade

O Auto de Transferência foi assinado no dia 30 de janeiro, na ARS Norte, entre o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, e o ministro da saúde, Manuel Pizarro.

Após a assinatura, José Peixoto Lima referiu que o município assume agora a transferência de competências depois de alinhar “de forma clara e objetiva com o ministério da saúde as reais necessidades para a correta execução das competências que agora nos estão afetas”.

transferencias de competencias na saude celorico de basto

A assinatura do Auto de Transferência contempla a gestão e manutenção das infraestruturas, nomeadamente o centro de saúde de Celorico de Basto e os postos de saúde na Mota, Fermil e Gandarela, “instalações com vários problemas estruturais, com equipamento obsoletos ou a precisar de manutenção, os espaços exteriores, o pessoal auxiliar e as viaturas afetas ao serviço”, pode ler-se no comunicado do município.

Como revela o autarca, “foram meses de intensas negociações para conseguirmos criar condições para que os serviços de saúde em Celorico de Basto sejam mais eficientes e eficazes. Apesar dos serviços médicos e de enfermagem continuarem na tutela, temos a certeza que, com a correta gestão dos espaços e dos equipamentos, e a criação de unidades de saúde familiar a cobrir todo o concelho, iremos ter uma melhor saúde para toda a nossa população”, garante.

A transferência de competências implica também o pessoal da carreira “assistentes operacionais” e as viaturas de transporte.