Foi “desde muito cedo” que Cátia Dias desenvolveu uma “paixão ardente” pelo mundo automóvel. Em entrevista ao Jornal A VERDADE a jovem, de 22 anos e natural de Lousada, contou um pouco do seu percurso neste mundo, que, este ano, a levou a ser navegadora de Bruno Gomes.
“A fascinação pelo som dos motores a rugir, a emoção das corridas e a complexidade da engenharia automóvel”, foram factos que sempre a cativaram e, desde 2019, que vem “explorando, continuamente, as nuances e desafios”, do mundo dos motores.
Para que o percurso seja “bem conseguido”, a jovem lousadense conta com a “influência da família” que tem sido “fundamental” em todos os momentos. “Desde o início que tive o apoio incondicional dos meus pais, que me encorajaram a seguir os meus sonhos e a perseguir a minha paixão pela modalidade. Sendo o meu pai o meu maior ídolo como piloto, só posso estar-lhe grata por me introduzir neste desporto tão belo e emocionante”, disse.
Cátia Dias garante, ainda, que o que a “arrebata” nesta área é a “diversidade vibrante e a contínua evolução tecnológica. Desde a emoção vertiginosa das corridas até à complexidade deslumbrante da engenharia automóvel, sinto-me constantemente envolvida numa jornada de descoberta e superação”, disse.
Para a jovem, “cada desafio, cada curva, representa uma oportunidade para explorar novos limites, empurrar os meus próprios horizontes e mergulhar num mundo de paixão e intriga”.
Ser mulher num mundo, ainda, “predominante mente masculino” tem os “seus desafios”. Contudo, “também abre portas para oportunidades de crescimento e superação. Encaro cada obstáculo como uma oportunidade para provar o meu valor e inspirar outras mulheres a seguires o seus interesses, independentemente das barreiras de género”.
Para as mulheres apaixonadas pela área do automobilismo, Cátia Dias deixa uma mensagem de “encorajamento e determinação. Não deixem que as expectativas sociais limitem os vossos sonhos. Persistam, desafiem os estereótipos e sigam a vossa paixão, com coragem e confiança. O mundo do desporto automóvel precisa do nosso talento e da nossa voz”.
A jovem lousadense iniciou a temporada 2024 no Rali de Gondomar, este fim de semana.