No próximo fim de semana, dias 23 e 24 de abril, o Largo de S. Lourenço, no concelho de Castelo de Paiva, vai acolher a 18.ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros.

Neste certame vão estar representadas quintas locais que se dedicam à produção de vinho verde e um total de cerca de 20 expositores, registando-se a participação de 13 vinicultores locais. Além disso, o evento vai contar com artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, das Caipirinhas de Vinho Verde e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas de S. Lourenço, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.

A abertura do evento está agendada para a tarde de sábado, dia 23, e vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, e do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, para além de outros autarcas e entidades convidadas.

A abertura oficial e receção às entidades convidadas está agendada para as 14h30 de sábado, com intervenções políticas, seguindo-se uma visita pelos stands e expositores e a primeira prova de vinhos. De seguida, vai decorrer um momento teatral com a participação da Micas Arrebitada e animação com o Grupo de Concertinas Amigos da Terra e o Grupo de Concertinas de Paços de Ferreira. A partir das 21h00, a animação vai prosseguir com a atuação da Banda Marcial de Bairros (Concerto Coral Sinfónico) e da Banda Nova Dança.

Foto: Município de Castelo de Paiva

De acordo com um comunicado da autarquia, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, elogiou “a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa atividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para a dinâmica económica do próprio concelho”.

José Rocha manifestou o desejo que “a iniciativa seja um sucesso, registando uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do setor vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho”. “O nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece, sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia, procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia”, disse.

Já no domingo, dia 24, destaque para uma atuação musical protagonizada pelo grupo de Zés Pereiras “Os Amigos de Galegos” e, a partir das 15h30, atua o Grupo de Música de Baile “Zero Zero”, seguindo-se, pelas 17h00, a música tradicional dos “Amigos da Sexta”.

Esta 18.ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da União de Freguesias de Sobrado e Bairros.