Promovida pela Junta e Assembleia de Freguesia de Real, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a 12ª Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real, que decorreu no passado fim-de-semana, 9 e 10 de abril, em Castelo de Paiva, registou a visita de “milhares de pessoas”.

O evento, que teve lugar no espaço do Largo do Adro, junto à Igreja Matriz, “continua a potenciar oportunidades de negócio e a divulgar as potencialidades da freguesia rural. Pela sua importância e mais valia para o concelho, é um certame com continuidade garantida”, assegurou Carlos Rocha, o presidente da Junta de Freguesia de Real, Carlos Rocha.

Depois de dois anos de interregno, o autarca evidenciou também a sua “satisfação de ser possível continuar a apresentar uma mostra valorizada, com o empenho de todos os expositores”, salientando, também, “a necessidade de se continuar a promover o que a freguesia tem de bom”. A Mostra de Vinhos e Produtos Rurais “contribui, de forma cada vez mais positiva, para a boa fama dos vinhos verdes de Castelo de Paiva”.

Também presente no evento, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, realçou a “importância e o interesse económico destas iniciativas”, opinião partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva que “enalteceu a capacidade de trabalho e resiliência dos autarcas locais, que continuam a fazer muito com poucos recursos, realçando que, é com ações deste nível que se potenciam oportunidades de negócio e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis”.

José Rocha, refere-se também ao interesse “deste evento enquadrado numa estratégia de afirmação daquilo que é endógeno, reafirmando a qualidade e a excelência dos vinhos de Castelo de Paiva, recordando estratégias de promoção que tem sido realizadas, permitindo potenciar grandes vinhos e projetar mais a Sub-Região de Paiva”.

Para além de vários produtores locais, o certame contou com a participação de diversas quintas da freguesia, destacando-se também a participação do Centro Social de Real, das colectividades da freguesia, comissões de festas, da restauração que promoveu a gastronomia tradicional, doçaria regional, o fumeiro e o artesanato local. 

De acordo com o comunicado do município, na 12ª Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real “não faltou a animação musical, com bailes populares, destacando-se a participação da escola de música local, entre muita animação de rua, com grupos de bombos e concertinas”.

Na cerimónia de abertura marcaram presença autarcas da Câmara e Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e dirigentes associativos