joao teixeira castelo de paiva
Publicidade

João Teixeira, com ligações a Castelo de Paiva, é o primeiro português a integrar o Champions Trust. 

Como nos explica o jovem de 22 anos, trata-se de “um grupo de ex-concorrentes de todo o mundo que é selecionado para motivar futuros campeões, e participar ativamente na organização dos próximos mundiais”.

Inicialmente, integrar o Champions Trust “não era uma ambição”, porque João sabia que ia ser “complicado entrar na equipa, pois é um concurso aberto a todos os ex-concorrentes das competições a nível mundial”. Mas “com o desenrolar dos acontecimentos” foi “pensando mais no assunto”, confessa.

A curiosidade foi despertada no Campeonato Europeu, no qual conquistou a medalha de ouro. “Conheci uma pessoa da equipa atual que me deixou ainda mais motivado a candidatar-me”, conta.

Seguiram-se “diversas fases de seleção”, que culminaram na notícia da entrada. “Quando soube fiquei muito contente, pois é uma forma de me manter conectado ao mundo dos campeonatos das profissões e uma oportunidade única para motivar e apoiar jovens”.

Como nos explica, a equipa na qual ficou integrado vai exercer um mandato de dois anos e durante esse período João Teixeira vai “procurar enaltecer a importância das qualificações e da formação profissional, aprimorar o inglês, assim como estabelecer relações internacionais, algo que considero fundamental em jovens que estão a entrar no mundo do trabalho”, garante.

joao teixeira gondomar

Para chegar a este nível a “receita é simples: somando dedicação, vontade de trabalhar e foco no objetivo. É a principal maneira de atingir patamares superiores. Depois, rodearmo-nos de pessoas com objetivos semelhantes faz com que a motivação permaneça sempre presente”, sublinha o jovem.

João Teixeira já foi Campeão Europeu e Mundial de Desenho Industrial – CAD, conquistas internacionais que, “juntamente com as nacionais”, lhe proporcionaram “oportunidades fantásticas. No campo sociocultural, a participação nos campeonatos permitiu-me conhecer novas culturas e pessoas de todo o mundo. No campo profissional, abriu-me algumas portas, desde contactos com empresas até mesmo a possibilidade de colaborar com a escola onde me formei, o CENFIM de Ermesinde”.

Para se atingir o pódio nestas competições, “onde os jovens competem com representantes de grandes empresas”, João considera “necessário um grande empenho dos jovens, exigindo muita vontade de aprender e ser autodidata”. Porém, reconhece que “foi na formação profissional” onde adquiriu “as bases para poder competir ao mais alto nível, sendo assim fundamental para todo o percurso”.

Quando questionado se poderá ser uma inspiração para jovens que pretendam optar pelas vias profissionalizantes, frisa que o seu principal objetivo foi “representar Portugal da melhor maneira possível. Por consequência, atualmente acredito que a minha figura, assim como a dos restantes elementos da equipa que representou Portugal nas competições internacionais, seja uma inspiração para alguns jovens, principalmente aqueles que recentemente venceram o campeonato nacional das profissões em Portimão”.

Por isso, a mensagem final de João Teixeira dirige-se a esses jovens: “façam sempre um trabalho profissional, focados nos seus objetivos, e os resultados serão consequência desse mesmo trabalho”.

O jovem é natural do Porto, mas viveu em Castelo de Paiva até aos meus 17 anos. Idade em que voltou para o Porto com a minha avó que “sempre” o apoiou e que foi “um dos principais pilares para atingir todo o êxito” que tem vindo a atingir.

d2143536 e31a 429c 9c72 3f19b72439a3

O que é o Champions Trust?

De acordo com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. , os campeões do WorldSkills Champions Trust são embaixadores do movimento WorldSkills. “Representando todos os cantos do globo, eles são concorrentes tão diferentes e diversos quanto as profissões e países que representam. Juntos, procuram melhorar o mundo através das competências”.

Para esta candidatura, puderam inscrever-se concorrentes que participaram no WorldSkills Abu Dhabi 2017, WorldSkills Kazan 2019 e WorldSkills Competition 2022 Special Edition.

Os representantes do Champions Trust farão parte de um grupo de onze campeões que “irão partilhar as suas histórias, sobre a forma como adquiram as suas competências nas respetivas profissões, e sobre o impacto que os campeonatos das profissões tiveram nas suas vidas”, explica o IEFP através das redes sociais.

Durante o mandato de dois anos no Champions Trust, “ficarão ainda mais ligados a uma comunidade que acredita, apaixonadamente, em inspirar e apoiar os jovens a optarem pelas vias profissionalizantes. Ao fazer parte do Champions Trust, os campeões vão poder ampliar as suas redes de conhecimento, aprofundar as suas competências de comunicação e perceber como a WorldSkills funciona para além da experiência que viveram como concorrentes”, conclui.