logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Castelo de Paiva: Igreja de Santa Marinha de Real reclassificada como monumento de interesse público

Redação

A Igreja de Santa Marinha e paroquial de Real, do concelho de Castelo de Paiva, foi reclassificada como monumento de interesse público, pela secretária de Estado da Cultura, através da Portaria n.º 286/2023. Em nota enviada às redações, o município explica que a distinção inclui "património móvel integrado, e respectivo adro e escadaria, e fixando a respectiva zona especial de proteção".

Neste sentido, a Igreja de Santa Marinha, na paróquia de Real, foi classificada, "com a designação de conjunto da igreja paroquial da freguesia de Real, com as imagens de granito integradas na vedação do adro e a escadaria, como valor concelhio pelo artigo 3.º do Decreto n.º 129/77, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 226, de 29 de Setembro de 1977, classificação que foi convertida para interesse municipal, nos termos do n.º 2 do artigo 112.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, na sua redacção atual".

Pela presente portaria, agora publicada, procede-se à reclassificação como monumento de interesse público e à redenominação como "Igreja de Santa Marinha, paroquial de Real, incluindo o património móvel integrado, e respectivo adro e escadaria", pode ler-se ainda.