logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Castelo de Paiva: Freguesia de Sobrado e Bairros vai avançar com processo de desagregação

Redação

O Parlamento aprovou, no dia 17 de dezembro, o processo de desagregação de 124 uniões de freguesia e a União de Freguesias de Sobrado e Bairros, no concelho de Castelo de Paiva, é uma das freguesias que vai avançar com o processo de separação das duas localidades.

Os processos de desagregação aprovados na primeira votação no Parlamento permitirão que as freguesias agregadas pela Lei Relvas, em 2013, voltem a existir de forma autónoma. E as próximas eleições autárquicas, vão ocorrer já com as freguesias separadas, no início do outono.

O presidente da Junta de Freguesia de Sobrado e Bairros, António Costa, confirma que as duas localidades se vão separar a nível autárquico e demonstrou-se satisfeito por receber a aprovação deste processo pelo qual "já lutamos desde 2013".

António Costa esclarece que a autarquia tentou reverter a decisão do governo "mal uniram as freguesias, começamos logo a tentar reverter o processo. E avançamos logo com a criação de um baixo assinado que entregamos à Assembleia da Republica, à qual voltamos mais duas vezes para discutir o assunto".

Segundo o autarca, a reação da população vai ser "na grande maioria, favorável", visto que em 2013 "grande parte das pessoas não ficaram satisfeitas" com a mudança. Assim, com a aprovação da desagregação das duas freguesias dá-se por concluída esta que foi "uma luta constante" e pela qual "não se vê grande oposição", acrescenta o autarca.

Aprovada a desagregação desta união, a junta de freguesia vai agora enfrentar um processo de patilha e divisão de bens entre as duas partes envolvidas no processo, para o qual será criada uma comissão dedicada "a resolver a situação do que pertence a cada freguesia".

O processo de divisão trará algumas dificuldades mas "estamos convencidos", realça António Costa, "também já não era nada que nos venha a surpreender. Já sabíamos que íamos ter agora mais uma lutazinha pela frente, mas esta já é mesmo para tratar da desagregação".

A aprovação do Parlamento vai permitir à União de Freguesias de Sobrado e Bairros separar-se até às próximas eleições autárquicas, acrescentando no processo uma "nova" freguesia ao concelho de Castelo de Paiva.