A Festa do Vinho, Gastronomia e Atividades está de regresso à freguesia de Santa Maria de Sardoura, em Castelo de Paiva, já no próximo fim de semana, de 29 a 31 de julho, no Largo do Fundo do Adro.

A terceira edição do certame trará à freguesia uma festa que reúne gastronomia, artesanato e animação, e vai contar com a participação de vários expositores locais, ao longo de três dias.

O programa tem como objetivo “dar a conhecer os vinhos da freguesia, a gastronomia local, a doçaria tradicional, o artesanato e aquilo que de melhor se produz neste recanto do território paivense” e, ainda, com “grupos de concertinas, ranchos folclóricos, grupos de bombos, concertos e os tradicionais bailaricos”, segundo comunicado de imprensa do município de Castelo de Paiva.

A abertura oficial do certame está agendada para as 18h30 de sexta-feira, dia 29, com intervenções alusivas ao evento e entrega dos certificados de presença aos expositores. Segue-se a atuação dos Amigos das Concertinas, e à noite atua a Tuna Académica da Universidade Lusíada e o Rancho Folclórico de S. Martinho, para além da atuação do Grupo Musical “Extra Som”. O primeiro dia encerra com o DJ Bruno Falcão.

No sábado, o certame tem início com a exibição das Concertinas Sons do Paiva. A partir das 21h30 atuam pela rua o grupo “Gaitas Daninhas”, seguido do espetáculo do Grupo Musical Nova Tendência e o encerramento da noite fica ao encargo do DJ Bruno Falcão.

No domingo de manhã sucede uma aula de zumba com Paula Carvalho, durante a tarde atuam as Concertinas Amigos do Douro, seguido de um bailarico com a apresentação do Duo arouquense “Som Baile”. O encerramento do evento dá-se com o DJ Joaquim Mendes.

O presidente da junta de freguesia, Ricardo Cardoso, espera “uma boa adesão popular nesta edição do certame”, desejando que a iniciativa seja “um sucesso e possa consolidar-se, ajudando a dinamizar e a valorizar a freguesia de Sardoura”.

O certame é promovido pela junta de freguesia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.