feira seculo xix castelo de paiva 1
Publicidade

A ADEP – Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva, com o apoio do município, realizou mais uma edição da Feira do Século XIX, no domingo, dia 9 de outubro, no Parque das Tílias, em Sobrado.

A 23.ª edição da feira contou com uma “boa adesão” e o evento teve como objetivo “envolver associações locais e procura mostrar, com algum rigor, uma época através da representação de valores e tradições de outrora”, explica a associação em nota de imprensa.

O vice-presidente da câmara municipal, José António Vilela, acompanhado da vereadora com o Pelouro da Cultura, Liliana Vieira, e também Martinho Rocha, presidente da ADEP, visitaram o certame e participaram na entrega dos Certificados de Presença aos participantes.

entrega de certificados aos expositores
Foto: ADEP

O vice-presidente afirmou que “importa enaltecer estas iniciativas culturais gizadas para recuperar velhos costumes e reconstruir cenários já há muito esquecidos e também desconhecidos para muita gente, especialmente para a população mais jovem“.

José António Vilela acrescenta ainda que, “para além de fazer reviver o passado, este tipo de realização, que já é uma referência turística e cultural do concelho, permite-nos respeitar, ainda mais, as nossas verdadeiras origens e os nossos antepassados, merecendo, por isso, o melhor apoio municipal“.

Martinho Rocha, atual presidente da ADEP, realiza um “balanço positivo” da Feira do Século XIX, que “voltou a evidenciar a ruralidade da época e superou todas as expetativas, apresentando algumas novidades, ao mesmo tempo que lançou o desafio para que o certame tenha maior projeção, como forma de reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela coletividade e pela organização da iniciativa, por muitos já considerada uma referência turística da região, merecendo, por isso, o apoio e colaboração disponibilizados por várias entidades locais”.

cantares ao desafio na feira
Foto: ADEP

No edifício da antiga Casa do Povo, na zona da Frutuária, foi recriado o “ambiente vivido numa verdadeira feira de tempos já recuados”, através de “trajes, dos artesãos, dos comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos, da música tradicional e da animação de rua e de diversas associações locais”, segundo comunicado.

Durante o evento, a ADEP apresentou um sarcófago medieval, datado entre 1420 a 1480, e que “foi recuperado na freguesia de Real, onde tinha sido descoberto há 25 anos, e agora doado a esta associação de defesa e estudo do património histórico de Castelo de Paiva”.

Para além disso, a feira contou com “a presença do ferreiro da Cêpa, a Atafona do Linho a moer numa demonstração protagonizada pelo Grupo do Linho de Real”, acrescenta.

grupos de concertinas no certame
Foto: ADEP

O programa contou com atividades protagonizadas pelo Rancho Folclórico de S. Martinho, um baile da Orquestra Tradicional, a atuação dos Cantares ao Desafio com o Grupo de Concertinas do Museu Regional de Cucujães e uma prova de sabores. O museu “Primeiras Artes” e a “Casa dos Engenhos” também estiveram abertas ao público.

Toda a iniciativa foi acompanhada por “tradições locais, animação de rua, petiscos regionais, gastronomia local e doçaria tradicional e pelo vinho doce da última colheita”, termina a autarquia em comunicado.