O troço que falta para completar a ligação rápida de Castelo de Paiva à rede de autoestradas abrirá ao trânsito em 2028, de acordo com uma previsão do Estudo de Impacte Ambiental da obra.

Este troço de 9,9 quilómetros da variante à Estrada Nacional 222 vai atravessar Lomba (Gondomar) em direção ao nó de Canedo (Santa Maria da Feira) da Autoestrada 32.

O resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental da obra, que foi realizado pela consultora de engenharia e ambiente Coba, está em avaliação pública até ao dia 28 de janeiro e o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (Recape) será submetido a um procedimento de verificação “previsivelmente durante o primeiro trimestre de 2023”, o que antecederá o concurso público. A informação foi avançada pelos meios de comunicação nacional, que indicam ainda que os trabalhos de construção iniciar-se-ão entre o início de 2024 e o quarto trimestre de 2025.

O lançamento da variante foi anunciado em 2001, na altura da queda da ponte de Entre-os-Rios. Atualmente, estão abertos dois dos três lanços previstos: de Castelo de Paiva a Cruz da Carreira e desta localidade à Zona Industrial de Lavagueiras.