O Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Sobrado, em Castelo de Paiva, realizou recentemente uma campanha de recolha de alimentos orientada para os animais instalados no CROA Intermunicipal (Centro de Recolha Oficial Animal), localizado na Póvoa-Pedorido.
A ação contou com a participação da crianças que esta quarta-feira, 9 de outubro, entregaram os alimentos, na presença do vice-presidente da autarquia paivense, José António Vilela, e do veterinário municipal, António Borges.
A ação de campanha decorreu na última semana e resultou “num sucesso, com boa adesão”, contabilizando-se dezenas de quilos de ração seca e húmida para canídeos, guloseimas, areia para animais, bem como produtos de higiene e limpeza, conforme confirmou a diretora Técnica, Diana Brandão, responsável pela ação solidária junto das crianças do infantário.
José António Vilela acompanhou a entrega nas instalações do Centro Social e Paroquial de Sobrado, congratulando-se pela iniciativa e agradecendo “este bonito gesto das crianças do Jardim Infantil. A partilha e a solidariedade também deve abranger os animais que sofrem e precisam de ajuda. Todo o apoio é bem-vindo, porque as despesas e os encargos com a manutenção das instalações e tratamentos dos animais recolhidos continuam a ser grandes“, sublinha em comunicado.
Recorde-se que o Centro de Recolha Oficial de Animais, localizado na zona da Póvoa, em Pedorido, é um equipamento lançado em conjunto pelos municípios de Castelo de Paiva e Cinfães, depois de ter sido garantido o apoio financeiro para a concessão de um centro oficial intermunicipal, concretizando-se assim, um velho anseio reivindicado por ambas as autarquias.
Do equipamento em funcionamento, além dos espaços de alojamento para animais (cães, gatos e outros de maior porte), consta salas de apoio e gabinetes veterinários, sendo que, este CROA Intermunicipal contempla ainda, uma sala devidamente apetrechada para o processo de esterilização, sala de quarentena e isolamento, bem como de prestação de socorro a animais feridos e doentes.