Os alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico de Castelo de Paiva receberam esta semana os livros de fichas de atividades por parte do município. O presidente da câmara municipal, José Rocha, acompanhado da vereadora com o Pelouro da Educação, Liliana Vieira, realizou um périplo pelas escolas dos dois agrupamentos escolares existentes no concelho para entregar aos alunos o respetivo material didático.

Foto: Município de Castelo de Paiva

Durante a passagem pelas salas de aula dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, José Rocha deixou “uma saudação especial a cada um dos alunos, desejando felicidades neste início do ano escolar, bem como agradeceu ao pessoal docente e não docente e entidades parceiras das escolas, que todos os dias enfrentam o desafio e se dedicam à construção de uma Educação de qualidade no território municipal”, refere um comunicado da autarquia. O presidente manifestou ainda aos pais e encarregados de educação “uma palavra de apreço, prometendo tudo fazer para garantir sucesso neste ano letivo, sendo o município um parceiro sempre atento e disponível”.

“Todos devemos estar envolvidos neste compromisso que é comum e depende do empenho de cada um de nós para ser um sucesso, sendo que, da parte do município, estamos empenhados em garantir todas as condições para que este ano letivo possa decorrer com a tranquilidade e a normalidade que se deseja”, afirmou o autarca.

Foto: Município de Castelo de Paiva

Uma vez que a Educação é uma das áreas prioritárias de ação do executivo municipal, “o investimento que está a ser concretizado é fundamental” para construir o futuro e, por isso, apoiam os alunos com as fichas de atividades, que, “pela primeira vez, são entregues nas próprias escolas”. “Assumimos ainda os lanches, a fruta, o leite e as refeições escolares, as AEC´s e o apoio Psico-Pedagógico aos alunos, entre outros”, continuou, referindo que “o investimento que está a ser realizado na requalificação das salas de jardim de infância e escolas do primeiro ciclo, dotando-as de melhores condições, a pensar sempre no conforto dos alunos”.

Foto: Município de Castelo de Paiva

Neste âmbito do apoio escolar para 2022/23, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva volta também a assegurar o Transporte Escolar, o Serviço de Refeições, Lanche e Fruta /Leite Escolar, assim como as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S), Atividades de Animação Pré-Escolar, Desporto Pré-Escolar, bem como a Componente de Apoio Psico-Pedagógico, Bolsas de Estudo e Mérito, Desporto e Animação no Pré Escolar e a realização de um Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Foto: Município de Castelo de Paiva