Depois de vários anos a viajar pelo mundo, Eliezer Tymniak e Eda Atilia, um casal de youtubers, decidiram parar, recarregar energias e construir um lar. Mesmo com uma bagagem gigante de países visitados, conseguiram encontrar motivos suficientes para se fixarem em Portugal e foi no concelho do Marco de Canaveses que encontraram a "futura casinha".
Eliezer Tymniak, brasileiro, e Eda Atilia, natural da Alemanha, mas a residir toda a vida na Inglaterra, têm uma história de amor improvável pelos 8850 quilómetros que os separavam, mas a paixão pela viagem e o desejo de descobrir o mundo levaram os jovens a encontrarem-se no Chile, o país onde tudo começou e que os trouxe até Portugal e a uma vida conjunta há cinco anos.

O youtube brasileiro cresceu numa "bolha" em Brasília e a falta de contacto com o exterior fê-lo querer explorar o mundo. Enquanto adolesceu vendeu brigadeiros na sua cidade e, quando atingiu a maioridade, agarrou, sem pensar duas vezes, numa mochilha e partiu numa viagem sem data de regresso. Eda teve uma infância oposta, desde criança que ouvia a mãe a dizer: "o mundo é teu. Tens de conhecer outras culturas, tens muito mais do que apenas esta ilha onde chove e faz frio", recorda com um sorriso no rosto. Habituada a fazer ski, trilhos e atividades na natureza, Eda lançou-se em viagens sozinha com 21 anos, começou por descobrir a Europa, e depois fez a China de bicicleta.
Eda chegou à vida de Eliezer no momento certo. Um dia após o irmão de Eliezer ter anunciado que não iria continuar a viagem, por considerar que "não era vida para ele", a jovem inglesa chegou ao Chile e conheceu o seu futuro companheiro de vida a trabalhar no bar do mesmo hostel.

Após alguma conversa não restaram dúvidas de que tinham muito em comum e, a partir daí, Eda tornou-se a pessoa que iria acompanhar Eliezer, em conjunto com mais uma amiga brasileira, durante os seguintes quatro meses numa viagem de van entre o Chile e a Colômbia. Ao fim de cinco anos de viagens, o casal de youtubers conheceram entre 20 a 30 países e elencam a Coreia do Sul como o preferido.
Ao fim de quase cinco anos de viagens, o casal sentiu necessidade de parar e fixar-se numa cidade. Portugal acabou por ser uma escolha óbvia. "A localização, a facilidade do idioma para criar amizades e sermos integrados, o clima, os amigos que já tínhamos cá, o preço das coisas, o lifestyle, a natureza, a segurança e as boas infraestruturas" foram as principais razões e suficientes para verem em terras portuguesas a sua nova casa. Outra causa e talvez a principal foi Portugal ter aberto "visto nómoda digital", algo que Eliezer precisava por ter nascido no Brasil.

Por outro lado, Marco de Canaveses foi uma escolha improvável... o convite partiu de uma amiga de uma agência imobiliária que conhecia "esta casinha. Quando vimos gostamos muito, porque é uma cidade mais pequena que tem tudo e continua a ser perto do Porto. Ainda queremos conhecer mais as pessoas, restaurantes, clubes...", partilhou Eda.
Atualmente, encontram-se a viver em Vila Nova de Gaia, mas o objetivo é virem praticamente todos os dias a Marco de Canaveses. Até à data, o casal sente que "não precisamos de procurar mais sítios. Encaixamos muito bem, parece que já conhecíamos isto". Daqui em diante, o objetivo será acalmar no ritmo das viagens, focaram-se na reconstrução da sua nova casa em Marco de Canaveses e criarem um lar perto da natureza e com muitos animais.

Embora Eliezer tenha conquistado a sua profissão de sonho e Eda esteja satisfeita com o rumo que a vida tomou, partilham que este tipo de vida "é romantizada, mas a verdade é que não é para toda a gente. É muito cansativo, viajamos só com uma mochila o que nos obriga a ser muito minimalistas e às vezes é difícil, depois estamos sempre a conhecer alguém e logo a seguir a despedir-nos. Acontecem muitas coisas que não estão planeadas e, às vezes, acaba por ser muito desconfortável". Mesmo assim foi o estilo de vida que escolheram para si e hoje Eliezer conta com 2,1 M subscritores no Youtube (Via Infinda) e Eda Atilla com 192 mil.
https://www.youtube.com/watch?v=5NnZ462C93k
https://www.youtube.com/watch?v=0KLy-64g-a0