logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Casa do Pessoal do Hospital de Penafiel alertou para "a necessidade de apoiar pessoas doentes"

Redação

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo, em Penafiel, assinalou o Dia Mundial do Doente, o Dia Europeu do 112 e promoveu um "desafio" junto da comunidade associativa.

No que diz respeito ao Dia Mundial do Doente, assinalado a 11 de fevereiro, o objetivo é alertar "a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes".

A data foi escolhida pelo Papa João Paulo II e foi implementada em 1992. "Cuidar do doente, cuidando das relações" foi o grande desafio da mensagem do Papa Francisco para a celebração do XXXII Dia Mundial do Doente. "O primeiro cuidado de que necessitamos na doença é uma proximidade cheia de compaixão e ternura. Por isso, cuidar do doente significa, antes de mais nada, cuidar das suas relações, de todas as suas relações: com Deus, com os outros - familiares, amigos, profissionais de saúde -, com a criação, consigo mesmo. É possível? Sim, é possível; e todos somos chamados a empenhar-nos para que tal aconteça. Olhemos para o ícone do Bom Samaritano (cf. Lc 10, 25-37), contemplemos a sua capacidade de parar e aproximar-se, a ternura com que trata as feridas do irmão que sofre", refere o texto.

A mensagem recorda que "a condição dos doentes convida-nos a todos a abrandar os ritmos exasperados em que estamos imersos e a reentrar em nós mesmos" e pede que "cuidemos de quem sofre e está sozinho, porventura marginalizado e descartado", recorda o padre Francisco Barbeira.

No âmbito do aumento do atendimento nas urgências dos hospitais e com a falta de médicos de família, a Casa do Pessoal recorda que é "importante que os doentes não sejam esquecidos pois são eles a razão de ser dos equipamentos e instituições ligadas à saúde", recordando também a necessidade dos auxiliares, enfermeiros, médicos e todos os que cuidam de doentes terem "melhores condições de vida".

Eucaristia do Dia Mundial do Doente

O padre Hélder Barbosa celebrou, no dia 10 de fevereiro, a Eucaristia do Dia Mundial do Doente na Capela do Hospital Padre Américo, um evento religioso organizado pelo Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa.

Também os Serviços e os Profissionais de Psicologia da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa realçaram que o doente "deve ser visto como um todo, e não apenas em função da sua patologia, salientado também que deve ser tido sempre em consideração o impacto psicológico que as diversas doenças acarretam. Não deve ser esquecido que o doente antes de tudo é uma pessoa, e não apenas um organismo que necessita de tratamento. É um ser total que possui família, cultura, crenças e valores, que tem um passado e um futuro".

Neste sentido, deixaram uma mensagem de "força e esperança" a todos os doentes e cuidados: "deixamos uma mensagem a todos aqueles que lutam contra alguma doença e congratulamos todos os prestadores de cuidados de saúde que se dedicam, diariamente, aos seus doentes para que estes se sintam tratados com dignidade, respeito, atenção e qualidade" enalteceu Fernando Vieira, presidente da Direção da Casa do Pessoal.

Dia Europeu do 112

No dia 11 de fevereiro celebrou-se também o Dia Europeu do 112, que é dedicado à sensibilização para o número único de emergência da União Europeia e "ao reconhecimento do trabalho de todos aqueles que contribuem para os serviços de emergência".

Para terminar, as efemeridades foram ainda assinaladas com um desafio de cinco quilómetros, uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que tem como intenção alertar a sociedade "para a necessidade e garantia de acesso aos cuidados mais justos para todos".

Ler mais

https://averdade.com/dia-europeu-do-112-nao-desligue-mesmo-que-ligue-por-engano/

https://averdade.com/em-que-situacoes-deve-ligar-para-o-112/