A Casa da Cultura de Paredes foi palco da Gala de Entrega dos Prémios do Campeonato Portugal Trial 4x4, um evento que galardoou e homenageou os vencedores do Campeonato de Portugal de Trial 4x4, pelos feitos desportivos alcançados ao longo da época 2024.
Claúdio Ferreira e João Lucas da equipa Auto Higino foram consagrados com o título Absoluto de Campões do Campeonato Portugal Trial 4x4 de pilotos, navegadores e equipa, mas as distinções estenderam-se a mais de meia centena de personalidades, entre pilotos, navegadores e entidades.
A gala iniciou com a atuação do jovem guitarrista Gustavo Castro, do Conservatório de Música de Paredes e, após a sessão de boas-vindas, o vereador com o pelouro do Município de Paredes, Renato Almeida, destacou na intervenção a importância do desporto no concelho e a forte ligação da região ao trial 4x4.
As consagrações aos vencedores do Campeonato Portugal Promoção Trial 4x4 iniciaram com a equipa da "Reciclopeças" a conquistar o tetracampeonato da Classe UTV, com a dupla Carlos Martins/João Pinto. Na Classe Promoção, Paulo Silva e Duarte Silva (pai e filho) da "Sequeiros 4x4" foram os grandes denominadores desta classe, sagraram-se pela primeira vez campeões nacionais. No pódio, terminaram ainda: Fernando Ferreira e Jorge Bessa (Sucatas Fernando) e a dupla Carlos Teixeira/João Neto da "RC Automóveis". Seguiram-se os premiados do Campeonato Portugal Trial4x4, com as equipas da Classe Extreme. No que aos navegadores diz respeito, Francisco Carvalho sagrou-se campeão nacional, acompanhado no pódio por César Carneiro e Fernando Pereira, respetivamente segundo e terceiro classificado. No que concerne aos pilotos, Hugo Rodrigues conquistou pela primeira vez um título nacional, arrecadando ainda o premio de equipa mais pontuada (JR4x4). Nas posições imediatas terminaram: Jorge Alfaia (73 Racing Team) e César Marques (Sonmovingui).
A ronda de prémios da Classe Proto iniciou-se pelos navegadores. Manuel Faria (Transportes Faria), Bruno Silva (Canelas Pneus) ocuparam por esta ordem os lugares mais baixos do pódio, ficando a posição mais elevada para o Campeão Renato Machado (MM6018 Parts 4x4/Americana Papelaria). No que concerne aos pilotos, Paulo Amaro terminou na terceira posição, António Silva foi vice-campeão e o galardão máximo foi pelo segundo ano consecutivo para Miguel Marques, sagrando-se assim Campeão de Portugal Trial 4x4 na Classe Proto. A equipa mais pontuda nesta mesma Classe foi a "MM6018 Parts4x4/Americana Papelaria".
Por fim, a Classe Super Proto, sendo a mais participada entre todas as classes, com um vasto leque de pilotos e navegadores com muita experiência na modalidade, mas, também muitas e boas estreias, garantindo um futuro muito competitivo nesta que é a Classe "Rainha" do Trial 4x4. Os premiados navegadores foram: Cristiano Fernandes, na terceira posição; João Lucas, ocupou a segunda vaga; ficando o título de Portugal para o mais "veterano" entre todos, Pedro Campas. Entre os pilotos, Flávio gomes (Team Tabó T4x4Trial Team XS5) foi patenteado com o terceiro posto, atrás de Claúdio Ferreira (Auto Higino), com o Rui Rocha (Team RJ69) a sagrar-se campeão de Portugal de pilotos. A equipa mais pontuada foi a "RJ69", a conquistar o tricampeonato.
Claúdio Ferreira e João Lucas são "Tetra" Campeões
Depois de conhecidas algumas novidades para a nova temporada, desvendadas no discurso Antero Bessa, presidente do Clube Trilhos do Norte (entidade promotora do Campeonato Portugal Trial 4x4), foram galardoados os Campeões de Portugal de Trial 4x4 em formato de final de festa ao ritmo dos sons do "We Are The Champions".
Ainda antes de anunciar os campeões, foram reconhecidos os segundos e vice-campeões, em ambas as categorias. Rui Rocha e Pedro Campas (RJ69) conquistaram o vice-campeonato, na frente de Miguel Marques Renato Machado (MM6018 Parts4x4/Americana Papelaria). A dupla da "Auto Higino", Claúdio Ferreira/João Lucas, alcançou assim o título Absoluto de Campões de Portugal de Trial 4x4. Com uma regularidade inquestionável ao longo das cinco provas, a Auto Higino alcança pela quarta vez o título Absoluto de equipas (2018, 2019, 2021 e 2024), com três vitorias, um segundo lugar e um resultado menos positivo em Valongo.
Prémios especiais CPT4X4
Para além dos campeões e vencedores das várias classes em competição, o Clube Trilhos do Norte homenageou, ainda, pessoas e entidades, através da atribuição dos Prémios Especiais: Carreira, Prestígio, Dedicação, Fair Play, Nuno Graça e o Premio Especial CPT4x4.
O prémio Carreira foi entregue a Carlos Martins e João Pinto; Cláudio Ferreira e João Lucas, receberam o prémio Prestígio; o prémio Dedicação foi em 2024 atribuído a Flávio Gomes e António Silva; o prémio Especial "Nuno Graça" distinguiu Renato Machado; o prémio Fair Play foi atribuído à equipa "Auto Higino", uma distinção atribuída por votação das equipas presentes e pelos comissários desportivos; o Galardão Prémio Especial Campeonato Portugal Trial 4x4 foi nesta edição entregue à equipa/empresa "Canelas Pneus".
O Campeonato Portugal Trial 4x4 está a volta às pistas para a temporada de 2025 com arranque no primeiro fim de semana de abril em Valongo. Uma edição com muitas alterações e cinco jornadas duplas com dois dias de competição, mais extensas no seu percurso e triais naturais. Depois do arranque em Valongo, segue-se Bragança, Lordelo/Paredes e Mação.