Segundo o governo, os recém-nascidos terão, ainda este ano, o cartão de cidadão gratuito até aos primeiros 20 dias após o nascimento.  

Após mais de 15 anos desde o lançamento do Cartão de Cidadão, este irá sofrer algumas alterações e transformações tecnológicas que resultaram num reforço de segurança.

Esta nova identificação virá com tecnologia contactless o que o fará “ainda mais seguro”. O lançamento está previsto para o último trimestre do ano.

De acordo com o governo o novo cartão de cidadão possuirá “adição da bandeira da União Europeia em cor azul com as siglas “PT” em negativo, do nome do documento em inglês com a tradução “IdentityCard”, do símbolo de documento eletrónico da ICAO e do código de acesso à componente contactless”, já na componente eletrônica irá existir “disponibilização de acesso à informação gravada no chip através de interface contactless, adição da imagem das impressões digitais recolhidas de acordo com a especificação da ICAO”.

Para além disso, uma das novas atualizações é que poderá modificar a morada via online sem precisar de deslocar-se a uma loja do cidadão.

Para quem ainda não necessita de renovar o seu cartão de cidadão poderá ficar com o design antigo até à data de validade acabar.