carlos rodrigues corrida spa 2
Publicidade

O Circuito de Spa-Francorchamps é um dos circuitos mais famosos e procurados do mundo automóvel e Carlos Rodrigues, de Baião, foi um dos portugueses que passou pelo asfalto deste “lendário” percurso quando, nos dias 19 e 20 de outubro, participou nas ’24 horas 2cv de Spa’.

O piloto amador representou a sua equipa, a ‘G’S Competizione’, ao volante de um C1 Racing Cup na 39.ª edição desta “mítica” prova, uma experiência “incrível, realizar o sonho de correr naquela pista”, descreve o português.

carlos rodrigues corrida spa 3

A corrida de 2cv em Spa “é um evento já com algumas histórias”, explica Carlos Rodrigues, “a prova inicialmente começou a ser feita com Citroën 2 cavalos, depois com o passar do tempo começaram a integrar o Citroën C1 da C1 Racing Cup”, acrescentou.

Correr nesta “mítica pista da Fórmula 1” acabou por intimidar um bocadinho o piloto: “há ali umas zonas muito rápidas. A velocidade para passar na Rouge, que é a curva mais famosa, é de 150 quilómetros por hora, o que num Citroën C1, assusta um bocadinho” revela o piloto de baião.

carlos rodrigues corrida spa 1

“Eu lembro-me da primeira vez que fiz a secção Raidillon Eau Rouge eu festejei pelo rádio, como quando uma equipa de futebol marca um golo. E do outro lado a resposta que veio do chefe de equipa foi quem faz uma vez faz sempre”, recorda o baionense

O entusiasta das corridas fez parte equipa de pilotos “menos experientes” ‘G’S Competizione 2’, que terminou a corrida em 76.º lugar de 118 carros, mas conseguindo alcançar o quinto lugar dentro da sua classe, um resultado que deixou o piloto “muito satisfeito”.

carlos rodrigues corrida spa 6

A prova de 24 horas não se revelou um desafio demasiado grande para o piloto e a equipa portuguesa,  que tirando uma caixa de velocidades partida durante as voltas de noite, um problema resolvido em cerca de meia hora, não houve nenhum percalço. A única dificuldade sentida pela equipa foi a “agressividade dos adversários”, “os belgas levam a corrida muito, muito a sério”, frisou Carlos Rodrigues. 

Concluída a corrida e já de volta a Portugal, o piloto amador admite ter-se sentido “uma autêntica estrela. Eu tive três amigos de Baião que viajaram para ver a corrida e tive outros três amigos que estão emigrados lá na Bélgica, que foram ver as corridas! E eu só penso… estou aqui em SPA e o pessoal está-me a mandar mensagens para vir à boxe ver o meu carro… É uma sensação incrível”.

carlos rodrigues

Ser piloto e competir numa pista tão reconhecida pela sua história no desporto automóvel “é mesmo um sonho realizado”, um sonho que só se tornou possível em 2020 quando o baionense decidiu perseguir um antigo sonho e a paixão pelos carros e as corridas. 

Durante a pandemia, Carlos Rodrigues parou para refletir “um bocado sobre a vida e o que é que ainda nos faltava fazer. Eu gostava muito de corridas e nunca tinha a competido em nenhuma”. E foi esta ideia que o levou a competir em troféus de karting amador, o primeiro passe que acabou com a junção do piloto à ‘G’S Competizione’.

“E pronto, o bichinho mordeu e nunca mais larguei”, salientou Carlos Rodrigues.

carlos rodrigues corrida

Assim, aos 36 anos o baionense decidiu agarrar os seus sonhos e agora ele deixa um conselho para todos os que, como ele sonham com as corridas: “Se nós nos focarmos efetivamente naquilo que queremos fazer e que gostamos de fazer, as nossas paixões e sonhos podem se tornar realidade. Aconselho toda a gente que gosta de corridas a procurar uma equipa. Quase todas as equipas têm, para além dos carros que competem nos campeonatos nacionais e carros muito competitivos, têm sempre algumas equipas de troféus mais amadores”.