O Riacho Tasquinha abriu portas com uma nova gerência no primeiro dia do mês de junho para dar início a um novo capítulo gastronómico numa casa que une as carnes, o fumeiro e o marisco.
Localizado na freguesia de Avessadas e Rosém, em Marco de Canaveses, o "Riacho" será comandado por Otília Teixeira e Carlos Pereira, um casal ainda recém criado, mas que todos os dias cultiva a relação e a paixão pela cozinha. Otília é natural de Baião e 'dona' dos fumeiros, já Carlos nasceu em Celorico de Basto e é o mestre dos mariscos. Com o desejo de unir carnes e peixes de "qualidade", o casal decidiu lançar-se e agarrar "um novo desafio".

Carlos Pereira trabalhou durante mais de 30 anos no Porto, onde cerca de 21 foram dedicados a uma marisqueira. "Nesta casa estive 17 anos como gerente e humildade à parte no marisco ninguém me ensina nada! O meu ADN é marisco", afirma, entre risos. Uma análise à primeira vista é o suficiente para o novo proprietário identificar a costa, o sexo, o tempo de cozedura, ou outro pormenor qualquer.
Por outro lado, Otília é especialista em carnes e chegou a abrir um espaço dedicado ao fumeiro. A partir de agora, o seu fumeiro volta a estar disponível nas mesas dos clientes e, ainda, pode ser comprado no restaurante. Mas as novidades não ficam por aqui… o "Riacho" estará aberto do almoço até ao jantar para que possam ser servidos lanches e tábuas. "Vamos estar abertos durante o dia com tapas, tábuas de enchidos, queijos, gambas, pastelão de salpicão, carne em vinha de alho, alheira, chouriça, pataniscas, e muito mais. Além disso, se passarem uns motard's de manhã que queiram 20 sandes de presunto nós também fazemos", desvenda Otília. Assim, as pessoas terão uma resposta "mais abrangente", onde o marisco e a comida tradicional fazem o "match" perfeito.

Para Otília e Carlos, o verão marca não só a abertura do primeiro negócio em casal, como é a altura em que celebram dois anos de relação. Ao Jornal A VERDADE, desvendaram alguns momentos da sua história de amor. "Conhecemo-nos a 7 de julho de 2022, em Amarante, e os olhares diziam tudo… sentimos que nos conhecíamos há anos. Ambos procurávamos uma relação séria. Assumimos um compromisso e vivemos a vida de forma intensa…".
Desde o primeiro dia que sentiram que "falavam a mesma língua" e o conhecimento de ambos "aumentou a confiança" para aceitarem este desafio. Num espaço "exótico e simpático", o casal acredita que é "uma segunda oportunidade e um sonho realizado", reforçando que "quando temos desejo de algo novo, mas aparece alguém compatível dá-nos outra garra e torna tudo mais leve. Onde houver amor vai acontecer algo positivo", reforçaram.

Um negócio que se estende, de algum modo, à família. As filhas mais velhas ficaram responsáveis pelo marketing, enquanto que a filha mais nova de Otília estará sempre disponível para dar uma mãozinha na restauração.
O dia da abertura, 1 de junho, ficou marcado pela receção da comunidade com um verde honra, acompanhado de um momento musical. Daqui em diante, o Riacho Taquinha fica disponível para almoços, lanches e jantares de segunda-feira a domingo, com exceção da quarta-feira. Com uma vontade de proporcionar uma experiência gastronómica de "excelência" e um convívio "agradável", a gerência pede que sejam feitas reservas para uma melhor gestão do espaço, recordando que também é possível optar pelo Take Away.
Numa região onde sentem que as pessoas têm "carinho pelos projetos e por quem os desenvolve" e com o "espírito, garra e conhecimento necessários", estão certos de que a nova tasquinha "só pode dar certo".

























































