A “Mobilidade Elétrica e Transição Energética” marcou o segundo evento do ciclo de conferências do Serviço Corporate da Carby. Um painel de especialistas explorou os principais desafios da gestão de frotas no âmbito da mobilidade sustentável.
Depois do evento no norte, foi agora a vez de Lisboa acolher mais uma jornada do ciclo de conferências do Serviço Corporate da Carby, dedicado à “Mobilidade Elétrica e Transição Energética”.
A gestão das frotas na transição para um futuro desafiador, o impacto no dia a dia de cada empresa – com testemunhos em primeira pessoa –, a integração no contexto socioeconómico, com a inerente questão da fiscalidade, e as mais inovadoras soluções de carregamento para viaturas elétricas marcaram o encontro, que decorreu na Quinta da Pimenteira, no Parque Florestal de Monsanto, o “pulmão” da cidade de Lisboa.
Ana Sofia Cardoso, jornalista da CNN Portugal, aceitou o desafio de conduzir e moderar, com a mestria que lhe é reconhecida, este encontro, que reuniu um painel de especialistas das mais diversas áreas da mobilidade sustentável, perante uma plateia de 160 convidados.
Alberto Godinho, vice-presidente da Carby, abriu a sessão traçando um resumo sobre o passado, o presente e o futuro do universo da marca, que, cada vez mais, se pretende assumir como “a solução de mobilidade, o parceiro de negócio pronto a responder a qualquer solicitação do cliente, com um compromisso 360º, estruturado, desenvolvido e acompanhado à medida da necessidade de cada solicitação”, referiu.
A segunda intervenção da manhã foi da responsabilidade de Carlos Matos, diretor fiscal do Grupo JAP. Num tema tão particular e, muitas vezes, pouco explorado, conseguiu transmitir, de forma clara, as principais questões em torno da fiscalidade automóvel – legislação, tributação, incentivos e gestão de custos –, com especial incidência sobre viaturas elétricas e eletrificadas, e suas vantagens comparativamente aos modelos a combustão.
De seguida, Eduardo Concha, diretor-geral da Carby Corporate Centro, detalhou o modelo de negócio do Serviço Corporate, cuja missão é o já referido compromisso 360º, com um gestor dedicado, apoiado por uma equipa capaz de dar resposta nas mais diversas áreas.
“O diagnóstico de necessidades, o aconselhamento fiscal, o financiamento e seguros, as transformações de viaturas à medida, as soluções de carregamento e a gestão dos serviços de Após-Venda, nomeadamente com soluções de aluguer de viaturas de substituição, são apenas alguns dos exemplos do nosso trabalho diário”, começou por referir Eduardo Concha.
Ter uma frota operacional implica crescimento, mais negócios, maior rentabilidade e a garantia dos melhores índices de satisfação do cliente. “É isso que nos move, é isso que, no final de cada negócio que fechamos com os nossos parceiros, nos motiva a continuar a trabalhar, por mais e melhor”, concluiu o mesmo responsável.
Os pressupostos entre uma frota tradicional ou elétrica e a transição energética foram o tema apresentado por Hélder Rodrigues, Coordenador de Mobilidade, Cidades e Territórios na ADENE – Agência para a Energia, um dos parceiros do Serviço Corporate da Carby.
Neste painel, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer, de forma detalhada, os parâmetros do programa Move+ Frotas, um sistema de avaliação e classificação do desempenho energético das frotas automóveis que “permite identificar oportunidades de redução de custos e minimizar o impacto, em termos ambientais”, destacou Hélder Rodrigues.
Foi uma intervenção que demonstrou, na prática, a importância da descarbonização das frotas automóveis, tanto no capítulo da sustentabilidade ambiental como na economia do tecido empresarial.
Depois, subiram ao palco os responsáveis de frotas de algumas empresas que, no dia a dia, colocam à prova o Serviço Corporate da Carby.
Nesta intervenção, com a moderação de Ana Sofia Cardoso, ficou claro o empenho de cada parceiro na estruturação de uma frota cada vez mais sustentável, que, em ambos os casos, já representa cerca de 25% do parque automóvel. Um processo identificado como não sendo fácil, mas que “com a assessoria dos Serviços Corporate da Carby se tornou num caminho com muito menos obstáculos”, referiu um dos intervenientes.
O encerramento desta conferência ficou a cargo da Iberdrola Portugal, outro parceiro de negócio da Carby no campo das opções de carregamento.
Na intervenção, sob a responsabilidade de Joana Ramos, Head of Smart Mobility, foram apresentadas as mais recentes opções de carregamento existentes no mercado, tanto para o cliente particular como para o empresarial, seguidas de uma demonstração das várias soluções domésticas e públicas disponíveis, e do seu melhor enquadramento consoante a necessidade de cada cliente.
Em sintonia com a missão de proximidade e acompanhamento a cada cliente, durante o programa desta conferência sobre “Mobilidade Elétrica e Transição Energética”, foi disponibilizado um espaço de consultoria exclusivo, acessível através da simples leitura de um QR Code.
Assim se encerrou o ciclo de conferências do Serviço Corporate da Carby de 2024, com valiosas experiências e bases de trabalho para dar resposta a um mercado tão exigente como o da mobilidade sustentável.