Terminou o ensino secundário - profissional - na Escola Secundária de Paços de Ferreira com uma média de 19,3 valores e seguiu o caminho académico na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, na licenciatura em Gestão, uma área que "sempre chamou muito a atenção" de Cristiana Costa.
Natural de Lamoso, a jovem pacence de 18 anos reconhece ter "características de líder" e a convivência com familiares gestores levou-a ao "sonho" de ter a "própria empresa" e desenvolver "competências
enquanto futura gestora de sucesso".

O fascínio pela gestão justifica-se pela possibilidade de "poder fazer acontecer as ideias e sonhos livremente. Ser capaz de gerir pessoas, processos e estratégias em direção a um objetivo comum. Inovação, descoberta e mudança são os conceitos básicos que quero para a minha carreira profissional", explica.
Cristiana vive, agora, uma fase de "adaptação" ao mundo universitário, mas também de "descoberta e integração, tanto a nível de ensino, como a nível pessoal e social. Tem sido uma experiência totalmente única e que me tem cativado muito".
"Imagino-me a ser uma gestora de sucesso"
Com os olhos postos num carreira de "uma gestora de sucesso" na empresa de mobiliário dos pais, a jovem de Paços de Ferreira, faz uma retrospectiva a 12 anos de estudo, com "um esforço constante, trabalho e desejo de alcançar o sucesso", que levaram a, agora, universitária a focar-se "em ser uma aluna de excelência. O objetivo foi atingido e continua presente nas minhas metas a atingir no ensino superior", garante.
A organização esteve na "base para um bom estudo" e Cristiana sempre se preocupou em "gerir o tempo de forma a conseguir estudar igualmente para todas as disciplinas. A partir daí, aplico o meu método de estudo de resolver bastantes exercícios e resumir os conteúdos em esquemas para por fim, pôr em prática a minha memória visual".

Para além das horas de estudo, a pacense sempre dedicou "uma parte do tempo" a ela mesma e à comunidade. Faz parte do Grupo Etapa Jovem de Lamoso, é leitora e catequista. Em 2023/2024 foi nomeada Juíza das Raparigas Solteiras da festa em honra à Nossa Senhora da Hora de Lamoso, "um ano de muito trabalho e que exigiu muita gestão do tempo para conciliar os estudos e eventos". Fez, ainda, parte do clube de voluntariado da Escola Secundária de Paços de Ferreira.
Cristiana Costa considera que ter uma vida social para além dos portões da escola e as atividades diferenciadas são "extremamente importantes, uma vez que permitem desenvolver competências tão importantes quanto o conhecimento técnico. É necessário reconhecer que cuidar de nós mesmos e ter um tempo para descontrair e recarregar é fundamental para alcançar um melhor desempenho nos
estudos, tem de haver um equilíbrio entre a vida social e escolar para alcançar o sucesso".

"O sucesso não cai do céu"
Tal como a jovem pacense, são muitos os jovens que estão a dar os primeiros passos no universo universitário e cada vez mais perto do mercado profissional, para o qual, "com o sistema de ensino atual, não estão preparados. Estamos perante um mercado de trabalho que exige, cada vez mais, conhecimentos técnicos e competências, ao qual o sistema de ensino não tem sido atualizado de forma a acompanhar as mudanças e exigências do mercado", lamenta.
Aos colegas mais novos, Cristiana Costa alerta que "o sucesso não cai do céu" e exige "muita luta, esforço, estudo e força de vontade. Foquem-se nos vossos objetivos e organizem o vosso tempo para equilibrar os estudos com a vida social, garantindo o sucesso no secundário", conclui.
