A Câmara Municipal de Marco de Canaveses anunciou esta sexta-feira, dia 15 de julho, que foi cancelado o fogo de artifício programado para o fim de semana no âmbito das Festas do Marco.

A decisão foi tomada face “às elevadas temperaturas e ao consequente risco de incêndio”, escreveu em comunicado.

“Decidimos cancelar o Espetáculo Piromusical que deveria acontecer no sábado e o Fogo de Artifício no domingo, no sentido de prevenir os riscos de incêndio rural associados à onda de calor em curso. Esta decisão está também em conformidade com o despacho do Governo que determina a proibição total da utilização de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos”, declarou a presidente da autarquia e responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, Cristina Vieira.

A autarca apelou ainda “a toda a população que respeite as indicações das autoridades de Proteção Civil no sentido de minimizar os riscos de incêndio”: “Pedimos a todos a máxima colaboração para que juntos possamos proteger o nosso território”.

A Situação de Contingência que vigorava no país desde o dia 11 de julho foi prolongada até às 24h00 de domingo, dia 17 de julho. O eventual prolongamento desse estado vai ser reavaliado nesse dia.