O Campeonato Regional de Slalom Norte 2022, em águas bravas, vai ser disputado no dia 6 de março, no rio Tâmega, na Quinta das Fontainhas, em Fridão, no concelho de Amarante. 

A prova vai ser realizada na margem esquerda do rio Tâmega, na pista das fontainhas, que, segundo Mário Silva, do Águas Bravas Clube (ABC) de Amarante, “é um dos locais mais adequados, a nível nacional, à realização deste tipo de modalidade”.  

A prova de slalom é uma especialidade olímpica da canoagem de águas bravas que é disputada com embarcações de canoa e de kayak, tendo por objetivo cumprir, em contrarrelógio, um percurso balizado por “portas”. 

O dirigente da prova explica que, para pontuarem, além do melhor tempo, “os atletas devem fazer [contornar] no mínimo 18 portas, das quais seis devem ser contra a corrente do rio”. O máximo da pontuação é atingido com a passagem imaculada das embarcações por 25 dessas portas. Caso os canoístas toquem nesses obstáculos definidos pela organização, ou falhem as passagens, são penalizados no tempo final de prova. 

“O campo de regata [extensão da pista de slalom] pode oscilar entre os 200 e os 400 metros”, continua.

O Campeonato Regional de Slalom Norte 2022 na pista das fontainhas é realizado pelo ABC em colaboração com a Associação de Canoagem Norte de Portugal e a Câmara Municipal de Amarante.

Texto redigido com o apoio de Rui Pinto, aluno estagiário da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.