O primeiro Campeonato Nacional de Cibersegurança realizou-se no dia 12 de novembro, em formato online e presencial, no Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante.

O evento decorreu durante oito horas e contou com 150 participantes de dez nacionalidades distintas, dos quais 40 conseguiram completar o desafio e ultrapassar as nove etapas.

O primeiro prémio foi conquistado por um português (iHeyHey), bem como, o terceiro e quinto lugar, conquistados por randN e afonso_tilt, respetivamente. Dois participantes de nacionalidade italiana conquistaram o segundo e quarto lugar.

Foto: Município de Amarante

“Sendo a transição digital um dos vetores estratégicos fundamentais da União Europeia, o município de Amarante pretende ser um protagonista na transição tecnológica que a região e Portugal precisam para se afirmarem no contexto global. Este campeonato, pioneiro a nível nacional, insere-se na estratégia adotada pelo município na captação e fixação de talentos deste setor, através de um tema atual como é a Cibersegurança”, afirma Jorge Ricardo, vice-presidente do município de Amarante.

A iniciativa é promovida pelo Amarante Tech Hub, com dinamização da academia Hackrocks e o apoio da Minsait e Jolera.  

O Campeonato Nacional de Cibersegurança é promovido, ainda, pelo município de Amarante através da InvestAmarante e conta com a parceria do Instituto Empresarial do Tâmega, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Escola Profissional António do Lago Cerqueira – EPALC e do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica – CENFIM.