lastbil 25
Publicidade

A cidade de Matosinhos vai receber, nos dias sete e oito de setembro, a digressão europeia “For the Animals – Euro Tour”, uma iniciativa criada para sensibilizar as pessoas sobre “os milhões de animais confinados nas explorações industriais da Europa”.

A Organização Não Governamental sueca, Projeto 1882 é a responsável por esta digressão cujo objetivo passa por “lançar luz sobre a situação dos animais e sensibilizar tanto os cidadãos da UE como os decisores políticos”.

Benny Andersson, Diretor Executivo do Projeto 1882, explica que “a forma como tratamos os animais é uma das grandes questões existenciais do nosso tempo. Com a nossa digressão pela Europa, pretendemos lançar luz sobre o sofrimento sistemático suportado pelos animais nas explorações industriais todos os dias e trazer esta informação para um público mais vasto”.

Os voluntários desta organização de defesa dos direitos e do bem-estar dos animais, estão a viajar pelas estradas da Europa, dando a conhecer o testemunho “em primeira mão” da forma como os animais são tratados nas explorações agrícolas industriais. Enquanto reforçam a importância da revisão da legislação sobre o bem-estar dos animais na UE, uma mudança que segundo a organização “tem de ser posta em prática o mais rapidamente possível”.

A digressão vai marcar presença em Portugal, nas cidades de Lisboa e Matosinhos, com o apoio das ONGs organizadoras, Frente Animal e a Animais de Rua. A exposição móvel vai oferecer aos interessados várias experiências interactivas e materiais informativos que detalham as condições dos animais nas explorações industriais. De maneira a educar a população sobre sobre as explorações industriais, os desafios enfrentados por estes animais e as soluções para estes problemas.

Joana Machado, uma das responsáveis da ONG “Frente Animal” afirma que “a Comissão Europeia não cumpriu as suas promessas. Os cidadãos europeus exigem nova legislação sobre o bem-estar animal e a sua vontade tem sido ignorada”.

A defensora dos direitos dos animais acrescenta que “com este evento, queremos mostrar a força da união entre as várias ONGs europeias e incluir o público na tomada de decisões importantes que irão influenciar milhões de animais. Os cidadãos têm o direito de ter acesso a informação acerca da forma como os animais são explorados e os decisores políticos têm de colocar o Bem-estar animal na sua agenda”.

A primeira paragem desta digressão foi em Helsínquia, em junho e, desde então, já passou por cidades como Berlim, Praga e Varsóvia.