Fotografia ilustrativa
Entre sexta-feira e sábado, 29 e 30 de novembro, a GNR e a PSP detiveram 67 pessoas em várias localidades do país, no âmbito da operação “Portugal Sempre Seguro”. Das detenções, 24 foram por condução sob o efeito de álcool. Além disso, foram registadas dez detenções por falta de habilitação legal para conduzir, dez por tráfico de droga e uma por posse de arma proibida.
As autoridades também apreenderam cerca de 2.490 doses individuais de droga, incluindo canábis, haxixe, cocaína e heroína. Foram igualmente confiscados 12 veículos, duas armas brancas, três armas de fogo e dois tacos de basebol. Durante a operação, foram levantados 885 autos de contraordenação, com destaque para 485 infrações por condução sob o efeito do álcool e 207 por falta de inspeção periódica obrigatória.
A fiscalização, realizada por 502 militares da GNR e polícias da PSP, além de inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), ocorreu nos concelhos de Alenquer, Cascais, Lisboa, Loulé, Lourinhã, Maia, Portimão, Seixal, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Durante a operação, foi ainda suspenso um restaurante.
As autoridades explicaram que o objetivo da operação foi “aumentar a visibilidade em locais com grande concentração de pessoas, além de fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito e o funcionamento de estabelecimentos. A ação também visou combater atividades ilícitas, como tráfico de drogas, consumo e posse de armas, bem como a deteção de cidadãos estrangeiros em situação irregular”.