A Câmara Municipal de Amarante, através da Amarante Tourism, apresentou a nova campanha de promoção do turismo na região. A apresentação aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 18 de janeiro, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. 

“Brumas de Amarante” propõe sete experiências “atrativas, inspiradoras e diversas” para vivenciar no inverno, indo de encontro às diferentes personalidades e estados de espírito dos visitantes. Do património à cultura, da aventura à natureza, da gastronomia ao desporto, Amarante apresenta-se como um destino “familiar e seguro, com património e história”, foi descrito. 

O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, afirmou que “esta é mais uma iniciativa que surge em linha com o trabalho que temos vindo a desenvolver e que consiste na afirmação de Amarante enquanto destino turístico de excelência, capaz de oferecer experiência únicas e muito diferentes a cada visita”.

O rio Tâmega, um dos principais atrativos de Amarante e cujas brumas da manhã serviram de mote à campanha, serve de cenário a uma das experiências mais radicais deste role de propostas. O desafio é descer o rio, as Águas Bravas do Tâmega, fazendo canoaraft, rafting, paddle ou até mesmo uma caminhada aquática. “Se prefere uma experiência menos emocionante, as Termas de Amarante têm uma paisagem relaxante sobre o Tâmega. O enquadramento natural, os serviços de bem-estar do qual faz parte a massagem de hidromel, ou a cura termal, proporcionam momentos de puro relaxamento”, foi descrito.

Com a natureza sempre presente, é ainda possível jogar Golfe de Montanha, na Quinta da Deveza. O Campo de Golfe de Amarante tem 40 hectares de área e um percurso de 18 buracos com vistas para as serras do Marão e Aboboreira. “Serras essas que nos presenteiam com aldeias típicas e que a campanha ‘Brumas de Amarante’ convidam a visitar na experiência com o nome Caminhos de Tradições. A aldeia da Ovelhinha, por exemplo, faz parte da rota das Aldeias de Portugal, está marcada pelas invasões napoleónicas e continua a produzir o famoso Pão de Padronelo ou de quatro cantos. São ainda aconselhadas visitas à aldeia preservada de Canadelo e Mouquim, na serra da Meia Via; Castelo, Carvalho de Rei, Aldeia Velha e Aldeia Nova, na Aboboreira; e Murgido, na serra do Marão”, foi também referido.

Saborear a Autenticidade Local é outra das experiências sugeridas, com a apresentação de diversos restaurantes, diferentes no estilo, dos requintados aos “informais”, com pratos de autor ou ementas tradicionais. 

No âmbito da Cultura, foram construídas duas experiências: Viagem Inspiradora pela História e Natureza Criativa de Amarante. A primeira propõe uma viagem pelos monumentos integrados na Rota do Românico e a segunda convida para uma Rota Literária.

A campanha de relançamento do turismo em Amarante é protagonizada pelos atores Maria Faleiro e Afonso Vilela e conta a história de um casal que esteve de férias na região e, no regresso a casa, relata as experiências vividas. 

“Brumas do Tâmega” sucede à campanha “Amarante | Encantadora por natureza”, lançada em julho de 2021 pela Amarante Tourism, com o intuito de “posicionar a região como destino seguro, que sabe bem receber”.