Realiza-se esta sexta-feira, dia 9 de setembro, a cerimónia de certificação da Camisola Poveira, no Largo do Passeio Alegre, Póvoa de Varzim.

O evento vai decorrer pelas 21h30 e é de “extrema importância” para o concelho, indica um comunicado da autarquia, uma vez que é: “o culminar de um processo que visa a preservação das nossas tradições históricas locais”.

O município da Póvoa de Varzim é a entidade promotora deste processo de certificação para: “o devido reconhecimento da qualidade e valor da Camisola Poveira, como uma peça do património imaterial que pertence a todos os poveiros, no nosso país e além-fronteiras”.

“Para além da contínua aposta na formação e aprendizagem da arte de confecionar a Camisola Poveira, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim também promoveu diversas sessões de esclarecimento dirigidas às artesãs locais”, pode ler-se.

A cerimónia de Certificação da Camisola Poveira vai ser “assinalada num ambiente festivo, com atuações especiais e momentos simbólicos que dignificam uma arte com mais de 150 anos de história”.