logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Câmara faz ponto de situação dos incêndios no Marco de Canaveses

Redação

Após reunião do Centro de Coordenação Operacional Municipal, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses fez um ponto de situação dos incêndio no concelho esta terça-feira, dia 17 de setembro.

1. Focos Ativos no concelho: Folhada; Rosém/Vila Boa do Bispo/Sande; Maureles; Soalhães/Freixo

2. Meios no Terreno: As autoridades estão a gerir a situação com todos os meios disponíveis: Bombeiros do Marco de Canaveses: 60 operacionais e 12 viaturas de combate a incêndios ativas; GNR: 21 efetivos; Serviço Municipal de Proteção Civil; Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega: 10 sapadores florestais; Apoio: Unidades Locais de Proteção Civil de Marco, Soalhães, Penha Longa e Paços de Gaiolo, juntamente com equipas operacionais e viaturas da câmara municipal.

As autoridades solicitam, segundo a câmara, a quem tiver "cisternas, pulverizadores ou outros equipamentos de apoio ao combate aos incêndios, que os disponibilize através do respetivo presidente de junta de freguesia, para reforçar os meios no terreno. A colaboração de todos é essencial neste momento crítico".

3. Impactos: Vítimas: Não há registo de vítimas mortais ou feridos graves até ao momento; Desalojados: Não há desalojados nem perda de primeiras habitações. Contudo, há registo de danos em algumas habitações secundárias e estruturas agrícolas; Evacuações: Foram realizadas evacuações apenas preventivas na Folhada; Área afetada: A área florestal queimada será avaliada, mas o impacto é significativo.

4. Previsões e Riscos: Condições meteorológicas: Mantém-se o risco elevado de novos incêndios até quinta-feira, 19 de setembro, devido a ventos fortes, que dificultam o combate e aumentam o risco de reacendimentos em zonas já controladas.

5. Recomendações de Segurança à População: Obedecer rigorosamente às instruções das autoridades; Contactar os serviços de emergência apenas em casos de absoluta e confirmada necessidade; Evitar deslocações desnecessárias; Suspender eventos e atividades desportivas ou de lazer; Manter janelas e portas fechadas para evitar a inalação de fumo; Utilizar máscaras em áreas com fumo denso.

Para além disso, o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, João Lima, informou que "a corporação já recebeu todos os bens necessários para enfrentar as necessidades dos próximos dias. Assim, pedem à população que, por favor, não façam mais entregas de donativos no quartel até novas informações".