logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Câmara do Marco de Canaveses vai investir em zonas de lazer junto aos rios Douro e Ovelha

Redação

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses está a investir na Eco Via, um projeto que vai ligar as freguesias de Vila Boa do Bispo, Bem Viver e Alpendorada, Várzea e Torrão, mas também em mais dois novos projetos que estão a ser desenvolvidos nas margens dos rios Douro e Ovelha.

Começando pela Eco Via, a presidente descreveu, em reunião pública do dia 25 de setembro, este como o projeto "mais difícil", porque necessitou do parecer da APA (Agência Portuguesa do Ambiente). Pareceres que ainda não foram aprovados no caso da Prainha do Carrapatelo e no projeto da Praia da Pontinha. No entanto, Cristina Vieira garantiu que todas as "articulações" estão a ser feitas. No que à Eco Via diz respeito, o percurso de 7,8 quilómetros, tem como objetivo "beneficiar os caminhos existentes. O trilho já existe e a ideia é beneficiá-lo e criar condições de segurança e conforto na sua utilização, será para utilizadores a pé, mas também bicicleta, quer seja montanha, estrada, crianças ou bmx. Além disso, vamos intervir em 14.29 hectares, vamos colocar duas rampas para o acesso de embarcações, duas rampas de acesso ao pesqueiros naturais, plantar novas árvores, reabilitar e reforçar a galeria, introduzir bancos de sementes de espécies autóctones para estimular a biodiversidade, investir em mobiliário urbano, equipamento de lazer (123 unidades), entre outras medidas". A Eco Via representa um investimento de dois milhões e 557 mil euros.

A zona de lazer entre a Barragem do Carrapatelo e o limite do concelho com Baião, conhecida como 'Roupeira', ficará, nas palavras da presidente, um "percurso bonito numa zona de turismo de excelência", adiantando que será feito uma ponte pedonal que ligará os dois concelhos. Entre várias mudanças, esta zona irá receber "imobiliário urbano e vamos requalificar o parque de merendas e o parque infantil, dar uma nova visibilidade e melhoria significativa", traduzindo-se num "investimento de um milhão e 220 mil euros".

Cristina Vieira esclareceu que a conhecida 'Praia da Pontinha' foi assim batizada, mas é "um espaço de lazer que não podemos chamar de praia. A única praia que nós temos que está certificada e é legal é a Praia de Bitetos, porque cumpre todos os requisitos legais". Assim, a Zona de Lazer da Pontinha, entre a Pontinha e a ponte de Várzea, irá receber uma requalificação que abrangerá as freguesias do Marco, Tabuado e Várzea, Aliviada e Folhada.

O percurso será então reabilitado desde as margens do rio Ovelha, entre a Pontinha e a Ponte de Várzea, recebendo também a requalificação dos arruamentos, passeios, estacionamentos e sinalização. Cristina Vieira explica ainda que será feita "a construção de uma nova ligação, para que a rua deixe de ser uma rua sem saída", bem como "a requalificação das estruturas e equipamentos existentes, valorização das áreas verdes e, ainda, procurarmos fazer atividades com crianças numa vertente de educação ambiental". Esta empreitada já foi avaliada em um milhão e 125 mil euros.

Para a presidente da câmara municipal, estes três projetos, no valor de cinco milhões de euros, vêm reconhecer a importância dos nossos rios, neste caso o rio Douro e o rio Ovelha.