O projeto abrange não só as instalações desportivas municipais (piscinas, estádios e pavilhões, incluindo os das escolas), mas também entidades locais com instalações próprias enquadradas neste objetivo.

Com o objetivo de salvar vidas, a Câmara Municipal de Valongo está a concluir o Programa de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em diversos espaços públicos desportivos.

No total, já foram instalados 24 desfibrilhadores, distribuídos por quatro estádios, três piscinas, quatro pavilhões, nove escolas municipais e por quatro entidades: Clube de Propaganda da Natação, Atlético Clube Alfenense, Grupo Desportivo e Recreativo da Retorta e Centro Social e Paroquial de Alfena. Em breve, serão concluídos os procedimentos para a instalação de DAE no Complexo Desportivo dos Montes da Costa e no Pavilhão da Bela, equipamentos que reabriram recentemente ao público depois de obras de requalificação.

De acordo com a autarquia, o investimento de cerca de 33 mil euros inclui a compra dos equipamentos, e as necessárias ações de formação e certificação em suporte básico de vida, para que os técnicos responsáveis pelos equipamentos saibam utilizar corretamente os desfibrilhadores. “O objetivo é melhorar a taxa de sobrevivência de pessoas/atletas que sofram de problemas cardíacos e outros, contribuindo assim para o aumento da segurança e qualidade dos serviços prestados nestas instalações desportivas”, pode ler-se no comunicado.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, afirmou que o objetivo passa por “salvar vidas. Queremos garantir que ninguém corre risco de vida pela falta deste equipamento no espaço onde pratica a sua atividade desportiva, seja municipal ou não”, sublinhou.

O autarca referiu que o município está “a seguir as boas práticas internacionais e a garantir que nenhum praticante de desporto corre riscos pela falta de um desfibrilhador. Quanto mais cedo se iniciarem as manobras de reanimação, quanto maior for o número de pessoas da comunidade local que tiverem formação em suporte básico de vida e em desfibrilhadores e maior for o número de equipamentos disponíveis e operacionais, maior será a probabilidade de se salvarem vidas humanas”, frisou.

Equipamentos desportivos equipados com DAE no município de Valongo: Estádio de Campo, Estádio Municipal de Ermesinde, Estádio Municipal de Sobrado, Estádio Municipal de Valongo, Pavilhão Municipal de Valongo, Pavilhão Municipal de Ermesinde, Pavilhão Municipal de Campo, Pavilhão Municipal de Sobrado, Piscina Municipal de Valongo, Piscina Municipal de Ermesinde, Piscina Municipal de Alfena, Escola Secundária de Valongo, Escola Secundária de Ermesinde – PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO, Escola Secundária de Alfena – PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO, EB Vallis Longus – PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO, EB D. António Ferreira Gomes – PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO, EB S. Lourenço – PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO, EB Alfena – PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO, EB Campo, EB Sobrado, Clube Propaganda Natação – CPN, Centro Social e Paroquial Alfena – CSPA, Atlético Clube Alfenense – ACA, Grupo Dramático e Recreativo da Retorta – GDRR.