A Câmara Municipal de Lousada anunciou recentemente que vai passar a confecionar, pela primeira vez, as refeições servidas na EBS Dr. Mário Fonseca, ao abrigo do protocolo de transferência de competências da Educação para o município.

As restantes escolas do segundo e terceiro ciclo e ensino secundário vão continuar a ter as cantinas concessionadas.

Nos refeitórios dos estabelecimentos do pré-escolar e do primeiro ciclo, a confeção das refeições é assumida pela autarquia e as ementas preparadas para os alunos contam com a colaboração de uma nutricionista. As ementas podem ser consultadas pelos pais no Portal da Educação, onde encontram, para cada ementa, os valores nutricionais e ainda as respetivas fichas técnicas de preparação.

De acordo com um comunicado da autarquia, são mais de 2.500 alunos que, neste ano letivo, vão usufruir de ementas com peixe e carne, legumes, vegetais e fruta como base das refeições servidas. Quinzenalmente, são servidas ementas alternativas e sustentáveis “com a finalidade de dar a conhecer a implementação de uma dieta alimentar mais saudável”. Existe ainda a possibilidade de opção diária entre a ementa regular ou vegetariana, mediante indicação prévia.

Além disso, vai manter-se o lanche diário, oferecido pela autarquia, distribuído de manhã ou à tarde, ao qual se junta o leite escolar, para os alunos que frequentam o pré-escolar e o primeiro ciclo. Para as crianças que frequentam o prolongamento, vão ter direito a um lanche extra. Deste lanche faz parte uma peça de fruta, duas vezes por semana, aos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, resultado de uma medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar.

O valor da refeição continua a ser de 1,46 euros, sendo que os alunos que têm escalão de abono de família 1 ou 2, beneficiam de isenção ou redução do pagamento.