A Câmara Municipal, em colaboração com a Assembleia Municipal, agendou diversas atividades para o feriado nacional, integrando as cerimónias de abertura dos jogos desportivos, que comemoraram a sua 36.ª edição.

As comemorações iniciaram-se no dia 24 de abril no Auditório Municipal com um concerto intitulado “Aromas de Abril”, contando com a participação de vários músicos locais.

Foto: Município de Castelo de Paiva

No átrio dos Paços do Concelho, realizou-se a Sessão Solene das Comemorações de Abril, orientada para os 48 anos da Revolução, sendo que, para além das intervenções políticas, registaram-se vários momentos musicais interpretados por alunos da Academia de Música de Castelo de Paiva.

A sessão contou com a intervenção dos alunos convidados, Juliana Gonçalves (Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva) e Leandro Gomes (Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro), bem como de Filipe Costa (PS), Carlos Trindade (PSD), Paulo Teixeira (UCPT) e Sílvia Cruz do MPT.

Foto: Município de Castelo de Paiva

Para o líder da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, “o 25 de Abril foi realizado para libertar, democratizar e desenvolver o país, simbolizando a vitória da democracia sobre a ditadura”

Para José Rocha, presidente da câmara municipal, “no dia em que se exalta a liberdade, ainda existe quem não a tem como garantida, aludindo ao conflito militar da Ucrânia, que vivendo numa democracia, viu a sua liberdade ser posta em causa, com consequências nefastas e dolorosas”, afirma um comunicado da autarquia. “Nada como o 25 de Abril para repensar o nosso passado, quando o presente ainda é difícil e quando urge perspetivar um futuro melhor”, continuou.

Foto: Município de Castelo de Paiva

A tarde do feriado foi ainda preenchida pelo habitual desfile das associações desportivas e culturais do concelho, a realização de actividades desportivas com a participação do grupo da PT Dance Academy, grupo da Companhia Girassol, e aula de zumba com Paula Carvalho, bem como a exibição da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, concretizando-se a abertura dos XXXVI Jogos Desportivos, que se prolongam até ao final de setembro.

As celebrações encerraram com a realização de um concerto com a Banda Marcial de Fornos.

Foto: Município de Castelo de Paiva
Foto: Município de Castelo de Paiva
Foto: Município de Castelo de Paiva
Foto: Município de Castelo de Paiva
Foto: Município de Castelo de Paiva

Texto redigido com o apoio de Sara Ribeiro, aluna estagiária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.