Calica Moreira é o novo treinador do FC Alpendorada. O técnico, de 47 anos, foi o escolhido para suceder a Tonanha no comando da equipa principal azul branca, segunda classificada da Série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP).
Calica Moreira regressa ao ativo poucas semanas depois de ter abandonado o leme do Aliados de Lordelo, clube que esteve muito perto de levar ao Campeonato de Portugal na temporada passada.
Américo Costa, presidente do FC Alpendorada, justifica a escolha em Calica Moreira por se tratar de um treinador com "vasta experiência" no principal campeonato da AF Porto. "Sem dúvida que pesou muito o conhecimento que o Calica tem da Divisão de Elite. No ano passado esteve a poucos minutos de subir ao Campeonato de Portugal. Acho que, na época anterior fez um campeonato excelente e tudo isso nos levou-nos a decidir pelo Calica Moreira. Tinha muitas opções porque, felizmente, o FC Alpendorada é um clube credível, com gente credível, que dá a vida pelo clube. Tive 20 ou 30 ofertas de treinadores credenciados, mas a opção pelo Calica deve-se ao conhecimento que ele tem deste campeonato e pelo que fez, não só na última época, mas noutras épocas, em que sabemos subiu o Vila Meã ao Campeonato de Portugal", afirmou.
O líder alpendoradense explicou ainda que a decisão de trocar Tonanha por Calica Moreira deve-se "aos maus resultados" e às exibições menos conseguidas da equipa.
"Nos últimos seis jogos temos quatro derrotas e quem está atento consegue ver o que se está a passar. O motivo da rescisão são os maus resultados e as más exibições nos últimos jogos. Ganhamos alguns jogos, mas com exibições fracas e sofríveis", salientou.
Calica Moreira, que já orientou o primeiro treino do FC Alpendorada na noite de segunda-feira, 27 de novembro, tinha deixado o comando técnico do Aliados de Lordelo, em meados de outubro. Conta ainda com passagens pelo Vila Meã, Sobrado, Tirsense, Rebordosa, Espinho e União de Paredes.
A estreia ao serviço do clube do concelho do Marco de Canaveses está agendada para domingo, na receção ao Valonguense.
O FC Alpendorada está colocado no segundo posto da da tabela da Série 2 da Divisão de Elite da AF Porto, ainda em zona de acesso ao 'play-off' de subida ao Campeonato de Portugal, mas com os mesmos 27 pontos do Ermesinde e do Vilarinho, e já a dez pontos de distância do líder Aliança de Gandra.