Os Bombeiros Voluntários de Freamunde vão fazer a doação de uma ambulância à Ucrânia que será entregue esta quarta-feira, dia 2 de março, nos Bombeiros Voluntários de Óbidos para depois ser enviada para a zona do conflito.

José Domingos, comandante da corporação, em declarações ao Jornal A VERDADE refere que depois de tomar conhecimento do apelo decidiram enviar uma ambulância que “tinham para disponibilizar”. De acordo com a mesma fonte, a ambulância será entregue na próxima quarta-feira aos Bombeiros de Óbidos que irão fazer chegar a viatura a Kiev via Polónia, na qual seguirá “material hospitalar e medicamentos, principalmente para os que estão na linha da frente do combate”.

A doação surgiu após o apelo lançado pela Associação dos Ucranianos em Portugal, que está a ser divulgado de norte a sul do país. 

Para além desta iniciativa, os Bombeiros Voluntários de Freamunde estão a recolher, também, “o máximo de bens alimentares e roupas, que estão a ser extremamente necessários”

A população pode fazer a entrega até terça-feira, dia 1 de março, o seguinte material: Cloreto de sódio; Sterofundin; Gek, Gelaspan; Plasmoven; Ringer; Seringas de todas as dimensões de insulina; Adrenalina/norepinefrina; Ondansetrom100mg: Magnésia, Naloxona e Nimesil/afida; Bobinas de fita adesiva reforçada; Efeito antiviral e mucolitico; Dopamina; Gidazepan; Barvolal, corvalment, corvalol; Venflonicor-de-rosa verde e azul e Gerad.