João Monteiro e Diana Soares são naturais da freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho do Marco de Canaveses e, na madrugada do passado domingo, dia 28 de julho, viveram um momento "completamente único" ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios.
Estavam de serviço quando foram chamados para casa de uma grávida, que tinha entrado em trabalho de parto. "Chegamos a casa da senhora e estava com contrações de três em três minutos. Foi feita a chamada ao CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes) e iniciamos o transporte", disse Diana Soares, em entrevista ao Jornal A VERDADE.
No entanto, o pequeno Salvador não conseguiu esperar até chegar ao hospital de Penafiel e, em Cabeça Santa, as contrações da mãe começaram a ficar mais fortes. "Estavamos em transporte há dois ou três quilómetros e tivemos de parar, porque a senhora já estava mesmo em trabalho ativo. Iniciamos então o procedimento, entretanto foi acionada a equipa médica, mas quando chegaram o bebé já tinha nascido", disse João Monteiro.
Diana é bombeira há cinco anos, sendo voluntária, enquanto que João está ao serviço dos Bombeiros de Entre-os-Rios, desde 2008, sendo que, atualmente, é chefe de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Para os dois, esta foi a primeira vez que ajudaram no nascimento de uma criança. "É uma novidade, apesar de estarmos treinados, é sempre uma coisa diferente. É sempre uma adrenalina diferente. Já fiz vários transportes de grávidas, mas nenhum parto", confidenciou João. Já Diana considera que foi "um momento bonito. Nunca ninguém está à espera que isto vá acontecer, acho que nunca estamos preparados para estas coisas".
Um dia que ficará, para sempre, na memória dos dois operacionais. "Eu disse à minha colega que, a partir daquele dia, era um homem realizado, não me falta fazer nada nos bombeiros", referiu João Monteiro. Diana Soares conta que, ainda hoje, não se acredita. "São coisas que não acontecem no dia a dia, é raro e nunca estamos à espera", apontou.
Uma "experiência única" que João e Diana partilharam com a mãe do Salvador. "Nunca vamos esquecer. Aquele menino ficará, para sempre, na nossa história e nós na história dele", finalizaram os bombeiros.
O pequeno Salvador já se encontra em casa e, mãe e bebé, "estão bons de saúde".
https://averdade.com/penafiel-bebe-nasceu-em-ambulancia-dos-bombeiros-de-entre-os-rios/