logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Bombeiros do Marco de Canaveses celebram 101.º aniversário este fim de semana

Redação

Os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses assinalam este fim de semana, dias 25 e 26 de janeiro, o 101.º aniversário, num evento marcado pela reflexão sobre um ano de desafios e conquistas. O presidente da associação, João Lima, destaca 2024 como um período de "muitas atividades e objetivos cumpridos", apesar dos obstáculos enfrentados, como a intensa época de incêndios. Por sua vez, o comandante Sérgio Silva considera que o último ano foi "o mais exigente a todos os níveis", sublinhando a importância de olhar para o futuro com "ambição e determinação".

Presidente João Lima: 2024 foi um ano de objetivos cumpridos

"Um ano de muitas atividades e objetivos". 2024 foi marcado pelo centenário dos bombeiros e o presidente da associação, João Lima, assegura "que acabamos por cumprir a maioria dos nossos objetivos". No entanto, foi necessário "adiar algumas ideias para a celebração dos 100 anos, por falta de tempo e por causa do período de incêndios bastante crítico que tivemos em setembro", explica.
Foram várias as atividades que marcaram o ano, mas João Lima destaca uma das novidades do quartel: "uma nova viatura, fruto do orçamento participativo jovem, uma mota que nos foi entregue graças ao jovem marcoense, Tiago Castro. E que iremos abençoar durante as comemorações dos 101 anos dos bombeiros".

Um dos anos "mais desafiantes e marcantes" da história da corporação

O presidente da corporação reforça que este "foi um ano desafiante a todos os níveis, tínhamos que comemorar os 100 anos, mas depois também tivemos de enfrentar uma época de incêndios como já não há memória dentro da instituição, termos enfrentado tanta área ardida no concelho em tão curto espaço de tempo". Um ano de desafios aos quais "os bombeiros do Marco estiveram à altura dos 100 anos de história que têm", frisou João Lima.

O balanço do ano fica registado como "muito positivo" e o responsável da corporação aproveitou para recordar "a envolvência muito grande, não só dos bombeiros, mas também da população" que se observou durante o período dos incêndios. "Os bombeiros fizeram um apelo à população e foi um momento muito marcante, porque percebemos que os marcoenses, mais uma vez, responderam aos pedidos de ajuda dos bombeiros", salientou.

Os planos futuros dos bombeiros

O presidente da associação avança que os bombeiros "esperam continuar o bom trabalho que tem sido feito até agora" e, sem revelar muito das novidades que se aproximam, João Lima partilha "que temos algumas surpresas para anunciar". Para terminar, o presidente deixou ainda um agradecimento: "Tenho de agradecer a todos, primeiro aos bombeiros, porque sem eles não há associação, agradecer também às famílias dos bombeiros, porque são um suporte fundamental para todos eles, obviamente também agradecer aos meus colegas dos órgãos sociais, agradecer aos marcoenses, ao município, a todas as juntas de freguesia, às empresas e a toda a gente que ajuda os bombeiros, que no ano de 2024 tudo fizeram para conseguirmos juntos engrandecer e dignificar a história da associação".

Comandante Sérgio Silva: 2024 foi o "ano mais exigente a todos os níveis"

Para Sérgio Silva o ano de 2024 foi o "mais exigente" de sempre e "a todos os níveis" e, embora o centenário tenha sido um marco "importante", o comandante defende que uma casa como esta "não para" e é preciso trabalhar "já para os 200 anos. Preparamos um centenário com vários eventos, tivemos ocorrências desafiantes em que recordo pelo menos o incêndio na Prosa e, claro, os de setembro que marcaram pela negativa, mas também temos de perceber que podia ter corrido pior, porque os bombeiros e a população conseguiram fazer com que não ardessem casas e não tivéssemos pessoas magoadas de grande relevo", destaca, acrescentando que o falecimento do bombeiro Vítor, no início do ano, foi também um marco "muito negativo", tornando 2024 um ano "difícil e exigente".
Além disso, o ano passado foi marcado por um recorde de saídas pré-hospitalares, que continuaram no início de 2025. "Só no primeiro dia do ano, os bombeiros realizaram 21 intervenções pré-hospitalares, uma média de quase uma por hora", destacou. Mas consciente de que a casa dos bombeiros "não para", Sérgio Silva tem procurado "olhar para trás apenas para perspetivar o futuro".

Viatura de incêndio e melhoramento do quartel e secções são a prioridade

O comandante afirma, entre risos, que "havendo disponibilidade financeira a lista de coisas a melhorar não termina". No entanto, realça que existem duas prioridades para 2025: um veículo de combate a incêndios e melhoramentos nas instalações, tanto da sede como das secções. Existindo recursos, o comandante defende que "o equipamento vai se degradando, algum temos de repor, outro de melhorar, por isso existem sempre melhoramentos a realizar", revelando ainda que falta cerca de metade de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) urbanos.

Reforço de bombeiros

O futuro da corporação passa pela formação de novos elementos. Em 2025, sete estagiários deverão integrar a carreira de bombeiros, enquanto a escola de estagiários, iniciada em novembro de 2024, com 19 participantes, é uma das mais ambiciosas dos últimos anos. O comandante mostrou-se otimista, embora consciente dos desafios que o percurso exige: "Há muito tempo que não tínhamos uma escola de estagiários como esta. Quando há crises de grandes incêndios ou manifestações que envolvem muitos bombeiros parece que as pessoas se aprocheguem, mas isto não é um mar de rosas e as pessoas começam a perceber que há regras muito restritas e que é preciso cumprir com vários parâmetros".

"O ideal é termos aqui os meios, mas as pessoas precisarem dos bombeiros o menos possível"

Num tom de agradecimento, o comandante deixou uma mensagem: "quero desejar, sobretudo, que andem em segurança e não corram riscos, é sempre preciso pensar que o risco é iminente e não facilitar e, claro, que tenham um bom ano de 2025. Obrigada a todos os que dão o corpo e a cara pelos bombeiros e que vestem a nossa farda, agradecer à direção pelo trabalho que tem tido em harmonia com o comando e agradecer aos elementos de comando que têm estado ao meu lado. Bom ano para os marcoenses!", concluiu.

https://averdade.com/bombeiros-do-marco-de-canaveses-celebram-101-o-aniversario-no-proximo-fim-de-semana/