Os Bombeiros Voluntários de Nespereira, no concelho de Cinfães, têm uma nova Equipa de Intervenção Permanente, que iniciou a sua atividade no dia 1 de novembro. Durante o mês de dezembro também vai iniciar funções uma nova equipa alocada aos Bombeiros Voluntários de Cinfães.

Assim, o concelho vai passar a dispor de quatro equipas em regime de permanência, num total de 20 homens e mulheres, garantindo “a prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens”, informa um comunicado da autarquia.

A criação destas equipas resulta de “uma aposta do município, em parceria com as respetivas corporações e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.

Foto: Município de Cinfães

Com formação específica, cada equipa é constituída por cinco elementos e tem como missão “assegurar serviços de combate aos incêndios; de socorro à população local em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes; socorro a náufragos; socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré – hospitalar; minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave; e colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros”.

Os custos com estas equipas são suportados, em partes iguais, pela Câmara Municipal de Cinfães e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.