novo projeto 30
Publicidade

Os Bombeiros Voluntários de Paredes vão realizar, entre as 16h30 de sábado, 2 de dezembro, e as 11h00 de domingo, 3 de dezembro, 13 exercícios ‘livex’.

José Morais, comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, explicou que estes exercícios têm “um conjunto vasto” de objectivos. “Logo à partida temos a circunstância de ser ser um complemento ao Plano Anual de Formação. Durante todo o ano existe um conjunto de atividades formativas que o corpo de bombeiros faz e estas enquadram-se num complemento de exercícios. É um acréscimo àquilo que está planeado para a formação”, acrescentou.

De acordo com o operacional, estes exercícios permitem também “melhorar a capacidade técnica dos elementos, pondo em prática os conhecimentos que foram adquirindo durante a sua carreira e, muitos deles, reavivar a memória de algumas circunstâncias, em determinados tipos de ações de socorro que não acontecem a toda a hora”, constatou.

bombeiros paredes

Os exercícios permitem ainda “o domínio dos equipamentos. Quando falo em equipamentos não apenas em veículos, mas também dos equipamentos que nos podemos utilizar nas diversas vertentes”. Para José Moreira, estes exercícios permitem também “estar mais próximo das populações, criar uma proximidade maior”.

O “espírito de equipa” do corpo de bombeiros também sai melhorado destes exercícios, uma vez que envolvem “mais de 40 bombeiros do quadro ativo, estamos a falar em mais de metade da corporação, uns na atividade propriamente dita e outros no planeamento, na avaliação, na componente logística que é grande, o envolvimento com outros agentes de proteção civil. É algo cuja tendência será repetir anualmente, porque a prática simulada nunca é demais para que as nossas capacidades estejam sempre aprimorada. É como o trabalhar de um automóvel, o motor tem de estar sempre quente, não dá tempo para arrancar a frio nas nossas atividades. Significa isto que, toda e qualquer circunstância que possamos vir a ser chamados, temos de estar prontos e capazes de as executar com a exigência que todas elas têm”, frisou.

De acordo com José Morais, esta também será uma forma para sensibilizar a população da importância que tem. “A sensibilização para estas áreas é importante, as pessoas são sempre o nosso foco. O principal agente de proteção civil somos todos nós, são as pessoas em si, também serve para consolidar o sentido cívico e a capacidade de cada um de nós estar atento para estas questões da segurança”, finalizou.

Segundo informação dos bombeiros, “todos os exercícios decorrerão em locais previamente preparados para o efeito, com conhecimento prévio das diferentes entidades (câmara municipal, GNR, SMPC, Polícia Municipal,Comando Sub-Regional da AMP, juntas de freguesia e respetivos proprietários dos terrenos ou edifícios)”.

image004