logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Bombeiros de Paredes comemoram 140 anos de "dedicação e serviço à comunidade"

Redação

Este sábado, 1 de junho, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes celebra 140 anos de "dedicação e serviço à comunidade". A data será assinalada com um programa que inicia às 16h00, encerrando às 19h00, com um desfile motorizado.

O Jornal A VERDADE esteve à conversa com Carlos Silva, presidente da direção, e José Morais, comandante, que nos falaram do percurso na corporação e deixaram palavras de agradecimento aos bombeiros e comunidade em geral.

Carlos Silva, presidente da direção

Quando entrou para os bombeiros?

Em 2017, após a minha passagem à reforma, um amigo membro dos órgãos sociais sondou-me sobre a possibilidade de eu integrar a lista que seria preparada para o ato eleitoral, que se realizou para o triénio 2018 a 2020. O presidente, Mário Sousa, convidou-me formalmente para pertencer à direção. Aceitei esse pedido tendo em conta que era associado da associação e que deveria dar o meu contributo de cidadania, tendo em conta que estava perante um desafio de servir esta causa maior.

Há quanto tempo tomou posse? Gosta da responsabilidade que tem?

Em 2020, o então presidente entendeu que se deveria retirar e os colegas de direção entenderam que eu deveria assumir a próxima candidatura. Aceitei esse desafio, tendo sido eleito para o triénio de 2021 a 2023. A responsabilidade que assumi foi para mim uma enorme honra, servir a nossa comunidade em conjunto com o nosso corpo de bombeiros.

É uma tarefa difícil, mas recompensadora?

A gestão de um dirigente da associação é de grande exigência, tendo em conta que a mesma tem um conjunto de responsabilidades financeiras e que para as satisfazer os meios são demasiado escassos. Em cada orçamento é necessário planear as necessidades de tesouraria e encontrar as formas de as satisfazer. Os atos de gestão são sempre reconfortantes, se à medida que o ano decorre conseguimos manter o equilíbrio financeiro e terminar com uma situação económica estável.

Quer deixar uma mensagem à população?

Os nossos agradecimentos às entidades que estão sempre connosco, Câmara Municipal de Paredes, juntas de freguesia; Beire, Cristelo, Louredo, Paredes e Sobrosa, aos nossos associados, porque sem eles a Associação não teria sentido, aos empresários e a toda a Comunidade. Uma mensagem dirigida à comunidade que servimos, ajudem a associação para que os seus bombeiros possam servir-vos da melhor forma possível, para aqueles que ainda não são associados, inscrevam-se, precisamos de todos.

Para a nossa escola de infantes e cadetes com muito carinho, mantenham a vossa disponibilidade, para que no futuro possam integrar o quadro ativo. Aos elementos que hoje estão no quadro de honra o nosso profundo agradecimento por tudo que deram ao vosso Corpo de Bombeiros. Para finalizar uma mensagem ao nosso corpo ativo, Comando, Bombeiras e Bombeiros, uma gratidão enorme pelo vosso esforço e dedicação, uma verdadeira cidadania ativa, servindo sem olhar a quem sob o lema "Vida por Vida".

José Morais, comandante

Quando entrou para os bombeiros?

Entrei para os bombeiros em maio de 1991, ou seja, há 33 anos. Ingressei na carreira de bombeiro voluntário por influência familiar. Um primo meu era comandante na corporação onde iniciei, Bombeiros de Vimioso. Também o meu avô materno tinha sido Bombeiro em Vila Real. Portanto, há aqui um apelo genético certamente.

Há quanto tempo tomou posse? Gosta da responsabilidade que tem?

Exerço as funções de comandante neste corpo de bombeiros há 24 anos, muito tempo sem dúvida, mas quando se gosta do que se faz tudo é mais fácil. Encontro, ainda hoje, muita motivação, os projetos são sempre contínuos e aliciantes. Nos bombeiros nada é fácil e talvez, por isso, me apaixone ainda mais, pois o sabor das pequenas conquistas diárias para a nossa associação e corpo de bombeiros são muito motivadoras.

É uma tarefa difícil, mas recompensadora?

As tarefas difíceis são as que mais nos recompensam, pois o objetivo último de cada ação é servir bem a nossa população. Cada curso que se dá tem esse propósito, cada veículo que se adquire tem idêntico propósito, cada visita que recebemos no nosso quartel vai ao encontro desse propósito, os equipamentos que temos servem a população, quanto melhores equipamentos tivermos melhor podemos servir, então esta é uma luta constante cujo foco é servir o bem comum na proteção dos bens e dos haveres, e quando se trata de voluntários, nada mais sublime.

Quer deixar uma mensagem à população?

Os bombeiros devem merecer de toda a população admiração e respeito. Hoje em dia, são elementos altamente qualificados. É muito difícil expressar o sentimento que tenho pelos meus bombeiros, são seres extraordinários, o que eles fazem é absolutamente digno do mais profundo sentimento de gratidão. Tenho plena consciência de que tudo quanto possa fazer por eles nunca será demais e a imagem de dinâmica, profissionalismo, organização e disciplina que a nossa corporação / associação granjeou a nível nacional se deve ao trabalho destes bravos heróis. Por isso, nestes 140 anos de vida da instituição, apelo à população que se junte a nós, que se faça sócio e aos mais jovem que se inscrevam e que venha aprender a partilhar este sentimento que torna os bombeiros únicos.