A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes celebra esta quinta-feira, dia 1 de junho, o 139.º aniversário.
Em declarações ao Jornal A VERDADE, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, José Morais, explicou que nas datas intermédias a comemoração “é mais local, ‘mais caseira’. Aquilo que nós fazemos é o que é tradicional. No dia 1 de junho vamos sempre em romagem ao cemitério no sentido de fazermos a homenagem a todos os diretores e bombeiros já falecidos, colocando uma coroa de flores”
Ainda, no mesmo dia é realizada uma formatura geral de comemoração da data de fundação, na qual são entregues algumas condecorações a bombeiros.
Já no domingo, dia 4 de junho, o comandante afirma que “faremos a sessão solene, ou seja, algo mais aberto ao exterior onde convidamos algumas entidades locais, nomeadamente, a câmara municipal e as entidades do setor dos bombeiros, como Liga dos Bombeiros Portugueses, a própria federação e a Junta de Freguesia”. Além disso, haverá espaço para uma outra homenagem aos diretores e elementos que colaboram diretamente com a associação, bem como a inauguração de três novas viaturas.
José Morais está à frente dos Bombeiros de Paredes há 23 anos e destaca que “acima de tudo é a responsabilidade que temos em continuar a cultivar e honrar aqueles que no passado fizeram a instituição. Estamos a falar de uma das instituições mais antigas do município de Paredes, é um legado muito importante que nos deixaram e nós fazemos questão de todos os anos marcarmos a data do nosso aniversário”.
O município de Paredes felicitou os fundadores, órgãos sociais, direção, comando e corpo de bombeiros. “Agradecemos o espírito de missão, altruísmo e dedicação à comunidade! Parabéns!”.