presepio bombeiros lousada natal
Publicidade

À semelhança de anos anteriores, os Bombeiros Voluntários de Lousada construíram um presépio com cariz solidário para apoiar os gastos da corporação. Este ano, os donativos têm como destino a compra de uma câmara térmica. 

O comandante dos bombeiros, José Carlos Aires, explicou que esta iniciativa começou “quando foi feita uma remodelação ao quartel. O objetivo passa por fazer o presépio que depois contém uma caixinha para as pessoas fazerem o donativo que entenderem”.

Todos os anos, o dinheiro reverte a favor de um equipamento para os Bombeiros Voluntários de Lousada. No ano de 2023 o desejo é de adquirir “uma câmara térmica para detetar pontos quentes nos incêndios florestais e também para detetar as pessoas dentro de habitações em caso de incêndio”. 

Assim, a construção do presépio ficou a cargo dos bombeiros Ricardo, Bruno, Sobral, Carla, Gabriel, Liliana, Dourado, Gonçalo e Padre Paulo, capelão dos Bombeiros de Lousada, e foi apelidado de “recruta  2023 Jorge Oliveira, Bombeiro 1°”. O comandante explica que “na anterior recruta decidi dar um nome, na altura escolhemos o nome do comandante Amílcar Neto, que seria a figura mais carismática do corpo de bombeiros. Nesta recruta optei por fazer uma homenagem a José Oliveira, que era um bombeiro funcionário e que faleceu por doença. Em memória dele batizei a recruta de 2023 com o nome dele”.

José Carlos Aires referiu, ainda, que esta será a terceira edição em que os bombeiros se juntam às atividades da Câmara Municipal de Lousada. “Vai ser realizado o Desfile de Pai Natal, também com inscrições e donativos, em que cada um dá o que quer. A câmara apoiou-nos na divulgação para conseguirmos mais apoios, então os Moto Clubes de Lousada vão estar também a dar esse apoio”.