bombeiros lousada
Publicidade

Os Bombeiros Voluntários de Lousada assinalam este domingo, dia 16 de junho, o seu 98.º aniversário. As comemorações iniciaram de manhã, com a formatura geral e com a sessão solene, que aconteceu na Praça Senhor dos Aflitos, no centro da vila.

Após as habituais condecorações, o comandante da corporação, José Carlos Aires, afirmou, na sua intervenção, ser “um orgulho” estar há cinco anos no comando dos bombeiros. Deixou um agradecimento ao “segundo comandante e aos adjuntos do comandando” pelo “apoio incondicional e confiança depositada para continuar”. bem como a todos “os bombeiros e bombeiras. Sem vocês não seria possível”.

aniversario bombeiros lousada 2

Destacando que os “desafios de hoje não podem ser comparados com os desafios de antigamente”, José Carlos Aires afirmou que os “bombeiros de Lousada ainda têm homens e mulheres que se entregam de corpo e alma ao lema vida por vida. O que me vai na alma é tão desolador e falo do que estão a fazer aos bombeiros, durante muito tempo e continua a não haver uma política correta para os bombeiros”, lamentou.

Apesar de tudo, o comandante destaca que os Bombeiros de Lousada têm “um corpo de bombeiros organizado e motivado”, referindo que um dos maiores desafios é o quartel que está por construir, para dar mais condições aos operacionais.

aniversario bombeiros lousada 3

Por sua vez, Antero Correia, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada, defendeu que ser dirigente é “uma missão difícil e poucas vezes reconhecida.  Dirigir não é sinónimo de mandar, é saber indicar o caminho certo, muitas vezes não compreendido por quem nos rodeia. Hoje não é fácil ser dirigente, as exigências são muito grandes e as responsabilidades maiores”.

Dirigindo-se ao presidente da autarquia, o dirigente deixou o apelo para uma nova Equipa de Intervenção Permanente que “seria uma grande mais valia para assegurarmos o socorro aos nossos conterrâneos”, pedindo também um “olhar mais atento para o esforço destas mulheres e destes homens”

aniversario bombeiros lousada 1

Por fim, o presidente deixou um “reconhecimento público” pelo esforço e dedicação do “comandante e dos bombeiros em socorrer o próximo”.

A fechar os discursos, Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, garantiu ser “sempre uma honra participar destas cerimônias, que são especiais e simbólicas. Esta é uma das cerimónias mais bonitas que realizamos e das mais simbólicas porque representam de melhor do que existe na nossa sociedade”. De acordo com o autarca “o futuro dos bombeiros de Lousada está assegurado, assim creio e espero e tudo faremos para que assim seja”.

aniversario bombeiros lousada 4

Sobre o “olhar atento” para com os bombeiros, o presidente garantiu que a autarquia “estará sempre, como sempre esteve, disponível para ajudar os bombeiros”. Relativamente ao desafio da nova EIP, Pedro Machado garantiu: “cá estaremos para estar ao lado da corporação e satisfazer o que são as vossas pretensões. Estaremos sempre disponíveis”.

O presidente referiu ainda que o município vai “reforçar os incentivos e apoios ao voluntariado”.

As comemorações do aniversário continuam durante a tarde com o Desfile de Fanfarras, a ter início pelas 16h00.