torneio futsal bombeiros entre os rios maio 2023
Publicidade

A secção desportiva dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios esteve presente no Torneio de Futsal 24 horas, organizado pelos Bombeiros de Castelo de Paiva. Um evento “especial” em que a corporação homenageou um dos seus elementos, Diogo Cancela.

O jovem de 19 anos sofreu um grave acidente de mota, no dia 11 de maio, estando neste momento a lutar pela vida. Do torneio, os Bombeiros de Entre-os-Rios trouxeram a conquista do 3.º lugar e o troféu de fair-play, mas o grande objetivo foi “prestar uma homenagem” a Diogo Cancela. “Chegamos a colocar em causa a participação, por esse motivo, mas fomos e conseguimos fazer uma boa prestação. Notou-se, neste torneio, que os bombeiros tiveram uma entrega ainda maior, devido à situação”, afirma José Filipe, comandante da corporação.

O apoio e a solidariedade foram sentidos entre as corporações presentes, perante uma situação “que pode acontecer com qualquer pessoa. Levamos uma tarja de apoio ao Diogo, que foi assinada por todos aqueles que quiseram demonstrar apoio e pelas corporações de bombeiros que participaram no torneio, também eles fizeram questão de deixar uma mensagem”, revela o comandante.

Desde os 14 anos que Diogo Cancela faz parte da ‘família’ dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios e José Filipe faz rasgados elogios a um jovem “com uma humildade que já não se vê nos dias de hoje. É muito querido por toda a gente e está sempre disposto a ajudar. Quando lhe pedem alguma coisa nunca diz que não”.

De acordo com José Filipe, o prognóstico de Diogo Cancela é “muito reservado. Continua internado no Hospital de São João e, neste momento, está em coma induzido. O estado é estável, mas sem alterações”. No entanto, a esperança mantém-se viva e todos “esperam que esta corrente positiva consiga valer de alguma coisa. Só o tempo dirá”.

346054451 262178456265481 1508975642344032927 n

“Os bombeiros são muito mais do que aquilo que vemos”

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, “desde 2002 até à data de, hoje, os bombeiros voluntários sofreram uma redução de 40% dos seus efetivos, a nível nacional”. Um valor “elevado” e significa que “os recursos humanos dos bombeiros não são infinitos. Muitas das vezes não conseguimos ocorrer às ocorrências com a celeridade que deve ser feito, por fata desses mesmos recursos”.

José Filipe garante que “os bombeiros são muito mais do que aquilo que vemos” e “não se limitam ao socorro. Têm transporte de doentes não urgente, consultas nos hospitais, hemodiálises. As pessoas podiam começar a entender que cada vez há menos bombeiros voluntários, cada vez somos menos. Isto depois reflete-se na rua, nas ocorrências”, finalizou.

Sabes meu puto, este fim de semana os teus companheiros de farda demonstraram o que é  a solidariedade, a crença, a resiliência, demonstraram a força do que é quererem vencer para ti. E que bem que eles se saíram, tu que normalmente estás sempre a “puxar” por eles, desta vez foram eles a puxar por ti, e não foram só os nossos, foram todos aqueles que participaram no torneio, desde equipas adversárias, árbitros e todos aqueles que assistiam nas bancadas puxaram por ti, todos eles gritaram o teu nome, todos eles esperam por ti. Enquanto isso meu puto, os teus companheiros de farda fizeram tudo, mas mesmo tudo para te trazerem um troféu, e não é que te conseguiram trazer dois, sendo um o dos que tu mais gostas, o do Fair-Play, sim foi por ti, porque tu sempre foste um miúdo de uma disciplina que já é muito raro se ver nos dias de hoje. Meu puto, volta para nós, volta para aquela que é a tua segunda casa, a tua segunda família, que por vezes é mesmo a primeira, porque nós? Nós estamos todos à tua espera.

Texto do comandante dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, no Facebook