A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios celebrou, no passado domingo dia 16 de junho, os seus 101 anos de história desde a sua fundação, com uma cerimónia realizada no seu quartel.
A cerimónia de celebração dos anos da associação contou com a entrega de distinções honoríficas a vários bombeiros da associação, como também discursos das várias entidades que estiveram presentes no evento.

Estiveram presentes o vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Penafiel, Rodrigo Lopes; o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Vítor Machado, o presidente da direção da Associação José Pinheiro; o representante da autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o comandante em regime de substituição do corpo de bombeiros, Mário Rocha.
Rodrigo Lopes, na sua intervenção, realçou que “101 anos é sempre um dia de festa na vida de qualquer instituição. Mas tratando-se dos bombeiros, em que a sua vida é servir a sua comunidade, o motivo é de ainda maior satisfação, alegria e justificação para a sua celebração”.

O representante da proteção civil destacou a importância desta celebração devido ao trabalho dos bombeiros que têm prestado um “excelente serviço e apoio às comunidades”, um trabalho pelo qual “estamos muito gratos por essa dedicação”.
O presidente da associação, José Pinheiro, em declarações à comunicação social, reforçou a importância deste dia: “É uma data bonita, é um motivo de festa para os nossos bombeiros, para a nossa população e para os nossos sócios”. Garantindo ainda que, para o corpo de Bombeiros de Entre-os-Rios, esta será “sempre uma data marcante na associação”.
Após a cerimónia de saudação os bombeiros e os restantes presentes dirigiram-se ao interior do quartel onde foram realizadas as restantes atividades programadas como os diversos discursos e a entrega de medalhas e prémios.

“Sinto que este regime que está aqui atrás de mim, este corpo humano que está aqui nesta formatura é o símbolo de respeito pelos antepassados que hoje fazem 101 anos”, expressou o comandante dos Bombeiros Mário Rocha. Acrescentando que estes festejos são feitos em “respeito à memória desses que aí estão que continuaram com a luta e com a ideia que eles tiveram para fundar esta associação”, concluiu.
Na cerimónia, a corporação dos Bombeiros de Entre-os-Rios apresentou também o resumo das suas intervenções ao longo do ano de 2023. O corpo de bombeiros voluntários registou um total de 1.752 alertas por emergência médica, 4.564 alertas de transporte de doentes, 80 respostas a acidentes rodoviários, 75 respostas a incêndios florestais e 18 respostas a incêndios urbanos/industriais.

A associação e todos os seus membros percorreram um total de 381 567 km no decorrer das suas atividades e ajudaram 11 505 mil vítimas e doentes dentro da sua zona de intervenção.













