Os Bombeiros Voluntários de Amarante foram os vencedores da campanha Quartel Electrão 2022 pela quarta vez. A corporação foi premiada com um novo Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios, no valor de 58 mil euros.
Com cerca de 128 toneladas de equipamentos elétricos, lâmpadas e pilhas, os Bombeiros Voluntários de Amarante recebem ainda 9582 euros.
Na página de Facebook, os Bombeiros Voluntários de Amarante explicam que "só foi possível ser nossa graças a toda a contribuição feita pela população e pelo esforço dos nossos bombeiros".
A corporação deixa um agradecimento "por toda a ajuda prestada para a concretização desta vitória".
Na sétima edição do Quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2022, participaram 179 corporações, que no total reuniram oito toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2247 toneladas de equipamentos elétricos usados.

Ao todo a entidade gestora deste tipo de resíduos atribuiu 260 mil euros em prémios, o valor mais alto de sempre.
O Electrão, que criou um incentivo financeiro extra para as associações que conseguiram maiores quantidades, distinguiu ainda o esforço de outras corporações, como a de Penafiel, com um cartão pré pago de 50 euros em combustível.
A associação que recolheu mais pilhas (uma tonelada) foi a de Paço de Sousa, que recebe 1500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. O mesmo prémio vai para o quartel que recolheu mais lâmpadas: Marco de Canaveses, que reuniu 18 toneladas.
