ambulancias amarante mocambique
Publicidade

Na madrugada desta sexta-feira, dia 3 de março, seguiram para Alverca, duas ambulâncias de socorro, oferecidas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante. As viaturas serão enviadas para a província de Nampula, em Moçambique.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Adelmo Guimarães, explica que a oferta surgiu através de um convite do município e que tem como finalidade apoiar o destinatário pela “carência deste tipo de equipamentos. Nós tínhamos dois carros muito antigos que para poderem ser certificados pelo INEM teriam de sofrer algumas modificações. Mas eram muitas e não se justifica. Então em vez de fazermos o abate destas duas ambulâncias, aproveitamos para oferecer”, disse o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante.

Adelmo Guimarães sublinha que as duas viaturas “estão em condições”, mas não podem ser usadas em Portugal “porque as exigências são muito grandes. Não havia necessidade de modificar estes carros e adaptá-los para às exigências atuais, mas para Moçambique estão operacionais”, garante.

Na chegada das duas ambulâncias de socorro a Nampula, uma equipa dos bombeiros de Amarante vai deslocar-se ao local, com o apoio do município, para “dar formação sobre as viaturas e para o que for necessário”, revela o presidente.

Para além das viaturas, será enviado equipamento de apoio à emergência doado pela corporação, e computadores cedidos pela Câmara Municipal de Amarante.

Esta cedência resulta de uma parceria entre a autarquia e a província de Nampula.