logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Bombeiros da Lixa celebraram 135.º aniversário: "Deem aos bombeiros as condições merecidas"

Redação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa celebrou o 135.º aniversário com a chegada de três novas viaturas ao quartel. A cerimónia comemorativa realizou-se este sábado, 14 de setembro.

As comemorações iniciaram-se às 14h30 com a formatura geral, seguida do hastear das bandeiras, romagem ao cemitério em desfile apeado (para homenagear os bombeiros e dirigentes já falecidos) e do desfile motorizado.

Em dia de aniversário, os Bombeiros da Lixa foram presenteados com três novas viaturas, oferecidas pela Comissão de Festas das Vitórias 2023, Atlanta e outra pela corporação. A benção foi feita pelo Padre Joaquim Carneiro, Capelão dos Bombeiros Voluntários da Lixa.

As celebrações continuaram nas instalações da Escola Secundária da Lixa, onde foram entregues distinções honoríficas e condecorações.

Na sessão solene, o comandante da associação, Vítor Meireles começou por referir que naquilo que "ser bombeiro não é uma missão muito fácil". Há oito anos nas funções de comando, destacou a "felicidade pelo cumprimento dos objetivos traçados" aquando da tomada de posse.

Vítor Meireles não esqueceu os "obstáculos e desafios" que a corporação vai enfrentando, mas "com o apoio necessário" tem conseguido "superar todos".

A escassez de recursos foi um dos aspetos abordados e o comandante não tem dúvidas de que "se faz sentir cada vez mais" e, por isso, apelou "a todas as entidades que ajudem a dotar os bombeiros de condições dignas e atrativas. Não podemos continuar a ser o parente pobre da proteção civil, quando somos o mais diferenciado. Deem aos bombeiros portugueses as condições merecidas", sublinhou.

A terminar o discurso, Vítor Meireles garantiu que a corporação está focada "em projetos de melhoria como a construção de um quartel" e conta com o "esforço de todos" para concretizar todos os objetivos.

Presentes na cerimónia estiveram: o secretário de estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, presidente dos Bombeiros Voluntários da Lixa, Armindo Coelho e dirigentes da Associação Humanitária, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, o presidente da Assembleia Municipal, vereadores, presidentes de junta e representantes de entidades ligadas aos bombeiros e proteção civil, comandantes e presidentes de várias corporações e amigos e familiares dos bombeiros.