Os Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios lançaram um apelo à população no âmbito do aumento de incêndios florestais registados nos últimos dias em virtude do tempo quente e seco. Está previsto que esta segunda-feira, dia 9 de maio, seja “o dia mais quente”, sendo que, em todo o território, a temperatura mínima terá valores entre 12 e 17 °C.

“Nos últimos dias temos tido um aumento significativo de alertas para incêndios florestais. O IPMA prevê para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco e como tal um maior risco de incêndio florestal”, referem numa publicação.

“Como tal, apelamos cuidados redobrados com o uso do fogo, nomeadamente na realização de queimas e queimadas”, concluem.

O IPMA refere que há uma “anomalia da temperatura” nesta semana de 9 a 15 de maio.

As “temperaturas elevadas e acima dos valores normais para a época” deverão persistir “até, pelo menos, meados do presente mês de maio, devendo corresponder a uma onda de calor, que poderá assim ter uma duração aproximada de, pelo menos, 10 dias”.

As anomalias de temperaturas serão, em geral, da ordem de 3 a 6 °C, atingindo-se anomalias de 6 a 7 °C no nordeste do território e de 1 a 3 °C na faixa costeira. Os valores da temperatura máxima poderão atingir valores na gama de 30 a 35 °C no Interior e vales do Tejo e do Sado, e valores de 25 a 30 °C no resto do território, podendo ser ligeiramente inferiores na faixa costeira.

O tempo será, segundo o IPMA, “em geral seco, havendo, contudo, a possibilidade de ocorrência pontual de aguaceiros”.