logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Bolsas de Residência Literária Eça Queiroz já abriram o período de candidaturas para 2024/25

Redação

A Fundação Eça de Queiroz já anunciou a abertura das inscrições para a terceira edição das Bolsas de Residência Literária Eça Queiroz que vão estar abertas durante o período de um mês, entre os dias 9 de outubro e 9 de novembro.

A edição das bolsas deste ano vai atribuir, durante a temporada de um mês, as condições para trabalhar num projeto literário adequado ao tempo disponível e ajudas de custo como estadia e refeições, bem como escritório na casa de Tormes e honorários de 1330 euros. 

As Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz, são fruto de uma parceria entre a Imprensa Nacional- Casa da Moeda (INCM), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz (FEQ). Esta iniciativa tem por objetivo promover a produção literária em língua portuguesa nas modalidades de poesia, ficção narrativa, dramaturgia, ensaio, banda desenhada e obras para a infância e juventude.

Os autores destinatários destas bolsas vão receber uma estadia de um mês em Tormes (FEQ), "local literário idílico com larga tradição, que inspirou Eça de Queiroz a escrever A Cidade e as Serras", adianta a fundação. 

A concurso estão seis bolsas para uma temporada em Tormes que serão distribuídas pelos seis autores selecionados pelo júri, sendo que as bolsas só podem ser atribuídas a pessoas singulares residentes em Portugal e que escrevam em português.

As candidaturas vão estar ao encargo da DGLAB que vai receber e coordenar coordenação as candidaturas junto do júri. Os interessados em participar podem submeter as suas candidaturas através do e mail [email protected].

As candidaturas devem apresentar os seguintes dados: 

  • Projeto de criação literária adequado à temporada de um mês (exemplos: conto, capítulo/s da obra que o candidato se encontra a escrever, conjunto de poemas, ensaio, peça de teatro). Excluem-se projetos de revisão ou reformulação de obras já publicadas.
  • Carta de motivação com o máximo de 2500 caracteres onde também indique provisoriamente a temporada (mês) em que estaria disponível para residir em Tormes. CV, sem esquecer todos os dados pessoais e de contacto, bem como referência a publicações realizadas, caso as tenha.
  • No caso de autores não publicados, exemplo de escrita que comprove a qualidade literária.
  • No caso de autores já publicados, excerto que o próprio considere exemplificativo da sua obra.

A atribuição da bolsa vai ser formalizada através de um contrato a entre a FEQ e o bolseiro, onde constam as obrigações a que cada parte fica sujeita, nomeadamente o cumprimento do prazo de entrega do projeto literário submetido e aprovado ao júri das bolsas. 

As Bolsas de Residência Literária Eça Queiroz da Fundação Eça de Queiroz anunciou o início da temporada de 2024/25 que vai obedecer às datas de 9 de outubro a 9 de novembro, para envio das candidaturas e 10 de novembro a 10 de janeiro para a deliberação do júri.

Consulte aqui o regulamento completo das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz.

2024_10_08 3.ª temporada_Regulamento_Bolsa de Reside ncia Litera ria Ec a de QueiroDescarregar