logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Bloco de Esquerda pede esclarecimento ao Governo sobre fecho de fábrica em Lousada

Redação

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) enviou ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social uma comunicação escrita no seguimento do encerramento da antiga Golf, uma fábrica com quase 50 anos localizada em Macieira, no concelho de Lousada, que empregava cerca de 90 funcionárias

De acordo com as funcionárias, a empresa alegou "falta de trabalho" e ausência de "qualidade".

Na carta, assinada pelo deputado José Soeiro, com o tema "Despedimento coletivo na LEUMAN– Confeções, Unipessoal, Lda., em Lousada", o Grupo Parlamentar do BE refere que teve conhecimento que "estas trabalhadoras foram surpreendidas ontem, dia 4 de dezembro, com o corte propositado da energia elétrica e, simultaneamente, com informação de que aquele seria o seu último dia de trabalho naquela unidade fabril".

A LEUMAN – Confecções, Unipessoal, gerida por José Belmiro da Costa, fez chegar às funcionárias uma comunicação escrita, através de um advogado, a informar o encerramento da unidade fabril, "tendo sido dadas instruções para iniciar o procedimento de insolvência. Para o efeito, a administração alega 'falta de trabalho' e que as trabalhadoras revelam 'ausência de qualidade'. As trabalhadoras estão em protesto à porta da fábrica desde as 08h00 da manhã desta quinta-feira, sem quaisquer documentos que garantam que os seus direitos vão ser atempadamente cumpridos", continuam.

No comunicado, a que o Jornal A VERDADE teve acesso, o BE assume estar "solidário" com as funcionárias e manifesta "preocupação com os despedimentos coletivos que estão a ocorrer, com a facilidade com que os mesmos são efetivados, com a ausência de garantia dos direitos de quem trabalha".

Nesse sentido, o partido questiona o Ministério se o Governo tem conhecimento da situação e se sabe qual o acompanhamento que tem dado, se está disponível "para procurar, junto da empresa, uma solução que possa manter os postos de trabalho".

A terminar, o BE pergunta se foi comunicada à Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho algum despedimento coletivo por parte da empresa e se a mesma beneficiou de apoios públicos nos últimos anos.

Recorde-se que a LEUMAN – Confecções, Unipessoal (antiga Golf) tinha como atividade principal a confeção de vestuário exterior em série.

Notícia atualizada às 17h35.

https://averdade.com/municipio-de-lousada-emite-comunicado-sobre-encerramento-de-fabricas-no-concelho/

https://averdade.com/fabrica-historica-de-lousada-fecha-portas-ao-fim-de-48-anos-por-falta-de-trabalho/